Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Pessoas vacinadas contra covid-19 serão monitoradas, afirma Wellington Dias

A pessoa vacinada que apresentar qualquer tipo de sintoma deve procurar a rede de saúde, no caso o local em que tomou o imunizante, para ser encaminhada ao atendimento.

O governador Wellington Dias (PT) anunciou, na tarde desta terça-feira (19), a criação do “Observatório pós-vacina”, que vai monitorar os piauienses que tomaram vacina contra covid-19, de modo a garantir assistência em caso de feitos colaterais.

O chefe do executivo estadual explicou, durante reunião no Palácio de Karnak, que a pessoa vacinada que apresentar qualquer tipo de sintoma deve procurar a rede de saúde, no caso o local em que tomou o imunizante, para ser encaminhada ao atendimento.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

“O Piauí instalou o seu observatório pós-vacina, é uma equipe técnica e a referência é a rede de saúde, onde você tomar a vacina ali é sua referência para garantir as condições de atendimento em caso de qualquer efeito colateral”, afirmou Dias.

Ainda segundo o governador, as pessoas também poderão ser atendidas por videoconferência, através do aplicativo Monitora Covid. “A outra alternativa é por telemedicina, haverá uma equipe de plantão, onde, através do Programa Monitora Covid é possível tratar diretamente com a equipe médica a qualquer hora do dia ou da noite, cadastre-se no Monitora Covid, isso para acompanhar o pós-vacina”, ressaltou o governador.

Suspensão do Carnaval

Nesta terça-feira o governador anunciou a suspensão do Carnaval no Piauí durante o ano de 2021. A medida ocorre para evitar aglomerações e colapso na rede de saúde. “Este ano estamos adotando a medida da não realização de eventos carnavalescos, porque temos uma situação em que há alta transmissibilidade, alto risco e ampliação do adoecimento. Isso poderia levar colapso a algumas regiões de saúde, portanto, é melhor evitar. Já começamos a vacina, temos condições de até o mês de junho avançar na imunização no Piauí e no Brasil. A gente já suportou até aqui, então estou suspendendo o ponto facultativo da segunda e na quarta-feira de carnaval e vamos garantir que as pessoas possam cumprir o protocolo. Todas as equipes de vigilância em saúde e segurança, Estado, Município e Federal, todos estaremos integrados para salvar vidas”, declarou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.