Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias suspende Carnaval e pontos facultativos no Piauí

A medida ocorre para evitar aglomerações e colapso na Rede de Saúde, assim, o chefe do executivo estadual decidiu pela não realização de eventos carnavalescos no Piauí.

O governador Wellington Dias (PT) teve reunião nesta terça-feira (19), com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) de combate à Covid-19 para discutir sobre a vacinação no Piauí e foi decidido pela suspensão do Carnaval no Piauí durante o ano de 2021.

A medida ocorre para evitar aglomerações e colapso na Rede de Saúde, assim, o chefe do executivo estadual decidiu pela não realização de eventos carnavalescos no Piauí, bem como suspendeu os pontos facultativos da segunda-feira de carnaval e da Quarta-Feira de Cinzas.

“Este ano, estamos adotando a medida da não realização de eventos carnavalescos porque temos uma situação em que há alta transmissibilidade, alto risco e ampliação do adoecimento. Isso poderia levar colapso a algumas regiões de saúde, portanto, é melhor evitar. Já começamos a vacina, temos condições de até o mês de junho avançar na imunização no Piauí e no Brasil. A gente já suportou até aqui, então estou suspendendo o ponto facultativo da segunda e na quarta-feira de carnaval e vamos garantir que as pessoas possam cumprir o protocolo. Todas as equipes de vigilância em saúde e segurança, Estado, Município e Federal, todos estaremos integrados para salvar vidas”, afirmou.

Aumento de leitos

O governador também garantiu que aprovou a abertura de 40 novos leitos, que serão distribuídos entre as regiões dos municípios de Teresina e Oeiras. A medida foi tomada após a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) informar que 59% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento da covid-19 estão ocupados.

De acordo com o chefe do Palácio de Karnak, esse aumento de infecções e internações estão ocorrendo por conta das festividades de Natal e Ano Novo do ano passado, com isso, ocorreu aumento da transmissibilidade do novo coronavírus.

“Infelizmente, como já era esperado, nós tivemos entre Natal e Ano Novo, algumas pessoas que não seguiram os protocolos sanitários e como resultado, tivemos um aumento na transmissibilidade do coronavírus e também aumento de pessoas doentes e na ocupação de leitos em algumas regiões do Piauí. Aqui hoje aprovei a ampliação de mais leitos, serão mais 40 leitos que estarão disponíveis para Teresina, Oeiras e outras regiões do estado e garantir que nenhuma região entre em colapso”, destacou.

Preocupação com o aumento

O secretário de Saúde Florentino Neto ressaltou que o aumento no número de ocupação dos leitos representa uma preocupação, mas afirmou que já foi iniciado o processo de reinstalação de leitos em todo o estado. “Nós monitoramos todos os dias a ocupação dos leitos, nós estamos com cerca de 59% dos leitos de UTI ocupados, isso já nos remete a uma preocupação. Mas já estamos iniciando a reinstalação de leitos, para que a gente possa, ampliando esses leitos, termos uma situação de tranquilidade. Sempre que nós atingirmos um número de ocupação maior, a gente imediatamente faz esse movimento no sentido da ampliação de leitos”, pontuou.

O secretário afirmou que ainda não existe necessidade de utilizar os hospitais de campanha do estado. “Não existe essa necessidade nesse momento [utilizar hospitais de campanha], o que existe é a necessidade de a gente fazer uma ampliação do número de leitos disponíveis. Graças a Deus, no início da pandemia, nós compramos esses equipamentos que podem ser utilizados a qualquer momento", ressaltou.

Voltas as aulas

Wellington Dias irá manter a decisão em relação às aulas presenciais. “Tomamos a decisão de manter o protocolo em relação à educação. O Estado não define data, o Estado define, como em outras áreas, as regras. O protocolo cabe a cada uma das unidades apresentar seu plano de retomada, no qual será submetido ao comitê emergencial Covid-19 e, com base científica, se tem ou não a autorização. Está mantido, portanto, a regra do protocolo assinada no último decreto”, ressaltou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.