Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Governo do Piauí amplia leitos de UTI em todo o estado devido a covid-19

Somente em Teresina, a taxa de ocupação de leitos destinados à pacientes com covid-19 ultrapassa 80%.

O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, anunciou nesta segunda-feira (22) que o Governo do Estado está se articulando junto aos municípios para ampliar os leitos hospitalares nos hospitais, de modo a suprir a alta demanda em virtude do atual momento da pandemia de covid-19 no estado.

Florentino Neto informou que, somente em Teresina a ocupação de leitos ultrapassa 80%. “Com o nível de ocupação de leitos que supera 64% no estado do Piauí e com a taxa de ocupação acima de 80% em Teresina, a situação que se apresenta nesse momento é de elevada preocupação”, declarou.

Foto: Lucas Dias/GP1Florentino Neto
Florentino Neto

O secretário ressaltou que, após reunião com o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Gilberto Albuquerque, já está sendo providenciada a ampliação de leitos clínicos e de UTI na capital.

“Aqui em Teresina tivemos ontem tratativas com o presidente da FMS, doutor Gilberto Albuquerque, onde pudemos tratar de várias ações conjuntas relativas à ampliação de leitos e sobre medidas preventivas na capital”, colocou.

Interior

Em grandes cidades do interior do estado, como Parnaíba, Floriano e Piripiri, a Sesapi já está ampliando o número de leitos. “Em Floriano temos também leitos privados alugados que estamos gerenciando, no hospital de Piripiri aumentamos mais 15 leitos clínicos e mais 5 de UTI, em Parnaíba estamos dialogando para ampliarmos leitos nos Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, por isso estamos transferindo a ortopedia desse hospital para a Santa Casa de Misericórdia, além disso, vamos ampliar 10 leitos clínicos na Promed”, destacou Florentino Neto.

Oxigênio

O secretário de Saúde destacou ainda a preocupação em garantir o estoque de oxigênio. “Estamos atuando em todo o estado, trabalhando na estruturação de redes de gases em Luzilândia, Esperantina, no hospital de Floriano, estamos trocando a estrutura de armazenamento de gases do Natan Portela, tudo para que a gente possa garantir as melhores condições estruturais em todos os hospitais estaduais”, frisou.

Vacina

Florentino Neto reiterou que o governador Wellington Dias segue empreendendo esforços para garantir que a toda a população seja vacinada o mais breve possível.

“Continuamos todas as ações aqui para que a gente tenha a maior celeridade possível nessa campanha de vacinação. Nosso governador tem atuado nacionalmente, em defesa de uma campanha de vacinação que seja para todos e que seja célere”, finalizou.

Governador

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

O chefe do executivo estadual alertou nesta segunda (22) que o Piauí chegou em um estágio muito crítico e que o atual momento é o mais grave desde o início da pandemia. “Ou a gente adota essas medidas agora ou vamos ter que fazer de qualquer jeito e numa situação muito pior. Estamos em uma situação de elevada transmissibilidade. São milhões de pessoas que estão com o coronavírus e junto com o coronavírus, as variantes”, enfatizou Wellington Dias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.