Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias amplia toque de recolher e restringe funcionamento de bares

A decisão do governador se deu após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE).

Após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) na tarde desta quarta-feira (03), o governador Wellington Dias (PT) decidiu prorrogar, com algumas alterações, o decreto que impõe medidas restritivas em todo o estado como forma de conter o avanço da covid-19 (coronavírus). O novo decreto deve ser assinado e publicado até amanhã, e valerá até o dia 15 de março.

Dentre as principais determinações está o lockdown parcial nos dois próximos finais de semana (06 e 07; 13 e 14 de março), ficando autorizados a funcionar apenas os serviços já determinados no decreto anterior. Uma alteração importante diz respeito aos bares e restaurantes, que só poderão ficar abertos até as 21h.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

Outra mudança importante está no horário do toque de recolher, que agora passa a valer todos os dias das 22h às 5h. Assim, a pessoa que for flagrada circulando fora de casa nesse intervalo será autuado, a menos que apresente justificativa aceitável.

O horário de funcionamento do comércio e dos shoppings está mantido, ou seja, as lojas do comércio funcionarão até as 17h e os shoppings até as 21h.

“Estamos prorrogando as medidas que já estavam em vigor, a parte do comércio fica mantida até as 17h, os shoppings, restaurantes e bares até as 21h. Nesse final de semana [06 e 07] e também no outro, dias 13 e 14 de março, só funciona o que é extremamente necessário”, declarou o governador.

Serviço público

Wellington Dias explicou que, nos órgãos públicos estaduais, somente 30% do quadro pessoal trabalhará presencialmente até 15 de março. “No serviço público vamos reduzir em até 70%o trabalho presencial”, declarou.

Escolas

O governador informou ainda que as escolas que já retornaram presencialmente poderão manter as atividades, ficando proibida a reabertura de novas unidades. “O número de adoecimento nas escolas foi considerando baixo, então vamos manter em funcionamento as escolas, mas sem autorização para abrir novas escolas”, colocou.

Medidas surtiram efeito

O chefe do executivo estadual revelou que as medidas restritivas adotadas contribuíram para uma estabilização na situação da pandemia no estado, contudo, os números seguem elevados. “As medidas que adotamos permitiram que a gente tivesse uma estabilização, mas ainda muito alta, elas começam a surtir efeito no sentido de parar o crescimento elevado de internações e óbitos, esperamos fazer a curva descer, reduzir a transmissibilidade”, concluiu Wellington Dias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.