Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Lacen-PI bate recorde no número de exames diários de covid-19

Nesta terça-feira (30) foram feitos 2.753 exames RT/PCR, considerado padrão ouro para detecção do vírus.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí Dr. Costa Alvarenga (Lacen) bateu o recorde no número de exames realizados em um único dia para a detecção do coronavírus, nesta terça-feira (30). No total, foram realizados 2.753 exames de RT/PCR, considerado padrão ouro para a detecção do vírus.

O teste de Covid-19 do tipo RT-PCR detecta a presença do vírus no organismo e, por isso, é usado para identificar casos ativos da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de positividade deste tipo de teste deve ficar abaixo de 5% para controlar a pandemia.

Segundo a diretora do laboratório, Walterlene de Carvalho, na última semana a média diária de análises feita pelo Lacen vem apresentando crescimento. “Nas últimas semanas, mesmo com a dificuldade de aquisição de alguns insumos, como placas e tubos de eppendorf, que estão em falta no mercado, nós conseguimos aumentar a capacidade de exames por dia”, disse a diretora do laboratório, Walterlene de Carvalho.

Walterlene destaca a importância da testagem para controle do coronavírus. “Precisamos insistir na testagem, que é uma parte importante da estratégia para conter o índice de transmissão. Com o maior número de pessoas realizando o teste será possível que os especialistas possam planejar as novas medidas. Não podemos abrir mão de testagem. Isso tem que ser mantido como prioridade”, disse a diretora.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.