Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Piauí receberá 36 mil doses da Coronavac para imunizar idosos de 75 anos

Esta nova remessa vai contemplar 1,5% dos trabalhadores de saúde; 30% das pessoas de 80 a 84 anos e 13% das pessoas de 75 a 79 anos acamadas.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai receber na tarde desta quarta-feira (10) mais um lote de de 36 mil doses de vacinas da Coronavac para imunização contra a covid-19. Desta vez, os imunizantes vão dar início à vacinação do grupo de 75 a 79 anos e dar continuidade ao grupo dos trabalhadores da saúde e o de 80 a 84 anos.

Esta nova remessa vai contemplar 1,5% dos trabalhadores de saúde; 30% das pessoas de 80 a 84 anos e 13% das pessoas de 75 a 79 anos acamadas. O Ministério da Saúde enviou a primeira e segunda dose da vacina. Com este novo lote, o Piauí imuniza 70% do público de 80 a 84 anos e 82,8% dos trabalhadores da saúde.

Foto: Divulgação/AscomVacina Coronavac
Vacina Coronavac

Segundo o secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, com este lote o Piauí dá continuidade à imunização da população, iniciando o grupo de pessoas de 75 a 79 anos. “Vamos vencer o vírus, mas vale lembrar que devemos continuar com os cuidados usando máscara e mantendo o distanciamento porque a pandemia ainda não acabou”, afirmou.

Situação da pandemia no Piauí

No Piauí, 123.075 pessoas já receberam a vacina contra a Covid-19, desse total, 96.440 foram imunizados com a primeira dose e 26.633 com a segunda. A vacinação dos piauienses pode ser acompanhada através do Vacinômetro na página da Sesapi.

Previsão de novas vacinas da Fiocruz

A Fiocruz anunciou que produzirá a vacina de Oxford/AstraZeneca em grande escala a partir desta segunda-feira, 8. Pelo menos 3,8 milhões de doses do imunizante contra a covid-19 serão entregues até o fim deste mês. Pelo calendário da instituição, 30 milhões de doses serão entregues até abril. E até meados do ano, a Fiocruz espera já ter disponibilizado 100 milhões de doses.

O anúncio foi feito durante a visita do governador Wellington Dias, do Piauí, que preside o consórcio de governos do Nordeste, e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao laboratório de BioManguinhos, onde as vacinas contra a covid-19 estão sendo produzidas.

Já houve a conclusão dos testes de fábrica - em que as condições da produção são testadas. Os chamados testes de consistência verificam, por exemplo, se há alguma contaminação dos frascos na linha de produção, se o volume envasado está calibrado corretamente, se a temperatura de todo o processo está correta, entre outras variáveis. Para isso são feitas três produções independentes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.