Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Florentino Neto: Piauí vai conseguir vacinar todos os idosos de 60 e 64 anos

Segundo o secretário Florentino Neto, o estado conta com um estoque para fechar os 100% do grupo.

Após reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), o secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, confirmou nesta sexta-feira (30) que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) aprovou a utilização do estoque de vacinas para completar 100% da aplicação da 1ª dose da vacina contra a covid-19 no grupo de 60 a 64 anos no Piauí.

Segundo Florentino Neto, o estado conta com um estoque de 29.468 doses de vacina da AstraZeneca e de acordo com a resolução aprovada pela CIB, serão utilizadas 29.090 doses para fechar os 100% do grupo definido.

Foto: Lucas Dias/GP1Florentino Neto
Florentino Neto

"Todo esse levantamento é baseado nos números populacionais do Plano Nacional de Imunização (PNI), onde podemos observar que faltam 22,6% do total dessa população de 60 a 64 anos. Dessa forma, estamos garantindo a primeira dose para 100% deste grupo, mas já temos um planejamento para garantir também a segunda dose para essa população", disse o secretário de estado da saúde, Florentino Neto.

Para garantir a segunda dose, a Secretaria de Estado da Saúde fez um planejamento onde foram verificados todos os levantamentos de segundas doses correspondentes a vacina da AstraZeneca que devem ser aplicadas no estado, e os respectivos períodos que essas doses devem ser recebidas pelo Piauí.

Dessa forma, no período de três meses existe a previsão de arrecadamento do quantitativo necessário para aplicar a segunda dose em 100% do grupo de 60 a 64 anos.

Por causa da operação para envio das vacinas a fim de realizar a primeira dose da imunização em 100% da população de 60 a 64 anos, os trabalhos para realizar os complementos de vacinação de outros grupos, serão suspensos pela semana, sendo retomadas na semana seguinte a medida do estoque disponível.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, destaca que os trabalhos de envio das doses para o interior já serão realizadas no final de semana, dessa forma os municípios poderão continuar a vacinação do grupo de 60 a 64 anos a partir da próxima semana. " Com a finalização desse grupo poderemos planejar a vacinação de 59 anos dos grupos prioritários e comorbidades", pontua o gestor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.