Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias sanciona lei que inclui gestantes em grupo prioritário

Além de gestantes, a lei contempla lactantes (mães que amamentam) e puérperas (mães de recém-nascido).

O governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei que inclui gestantes, puérperas e lactantes no grupo prioritário da vacinação contra covid-19 no estado do Piauí. A lei foi publicada no Diário Oficial na sexta-feira (21).

Clique aqui e confira a lei na íntegra

Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

O Projeto de Lei é de autoria do deputado estadual Francisco Costa (PT) e foi aprovado por unanimidade pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no dia 13 de maio. Antes da lei ser sancionada, apenas as gestantes e lactantes com comorbidades estavam sendo vacinadas, conforme portaria do Ministério da Saúde.

Ao pedir a aprovação da lei, o deputado Francisco Costa citou estudos que comprovam risco de complicações em mulheres grávidas e lactantes, inclusive podendo aumentar a probabilidade de mortes maternas e infantis, partos prematuros e abortamentos.

Conforme as evidências científicas, cerca de 11% das gestantes, puérperas e lactantes que pegam a doença precisam ser hospitalizadas. Apenas no ano de 2020 foram registrados 875 casos de covid-19 em gestantes no Piauí, sendo que 34 faleceram em decorrência da doença.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.