Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Médica explica se pacientes curados da covid-19 podem doar sangue

A dúvida tem afastado doadores de sangue dos hemocentros em todo o país.

Desde o início da pandemia do coronavírus, muitas dúvidas surgiram em relação à doença provocada pelo vírus e também sobre a vida dos pacientes após a recuperação. E uma delas se deu quanto a doação de sangue por paciente recuperados da covid-19. Quem já teve a doença pode doar sangue?

Segundo a médica Puallane Rêgo, do Sistema Hapvida, as pessoas que tiveram covid-19 podem, sim, doar sangue. Contudo, os doadores podem se dirigir ao hemocentro de suas cidades, somente depois de 30 dias após completa recuperação da doença. “Esta é a única recomendação que muda, se caso o doador ou doadora de sangue testar positivo para a covid-19. Os demais critérios para que a pessoa doe sangue continuam iguais, como pesar acima de 50 quilos, ter boa saúde e estar alimentado”, explicou a médica do Hapvida.

E as pessoas que tiveram contato com outras pessoas infectadas podem doar sangue? Segundo Puallane Rêgo, também podem, desde que aguardem um período de 14 dias e não apresentem nenhum sintoma.

A dúvida tem afastado doadores de sangue dos hemocentros em todo o país. Segundo o Hemocentro do Piauí (HEMOPI), houve uma redução em torno de 30% nas doações de sangue no último ano, devido a pandemia.

Vacinas

Os doadores que já tomaram as vacinas contra o coronavírus também podem doar sangue respeitando um período de tempo. “Para aquelas pessoas que receberam a CoronaVac, deve-se aguardar um período de 48h para a doação. Já para quem recebeu as vacinas Astrazeneca ou Pfizer, o período é de 7 dias. A recomendação vale para quem recebeu tanto a primeira quanto a segunda dose”, ressaltou a especialista.

A médica reforça ainda que é importante que o doador tenha recuperado o peso que perdeu durante o tempo em que ficou sintomático. “Se a pessoa ainda estiver sentindo falta de ar e fraqueza, ela ainda não pode doar sangue. Tem que se recuperar totalmente”, orientou.

O mês de junho é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o período de conscientização sobre a importância da doação de sangue, sendo o dia 14 de junho instituído como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O Junho Vermelho foi criado em 2015 e adotado em vários países, incluindo o Brasil.

Serviço:

Requisitos para doar sangue

– Ter entre 16 e 69 anos de idade;
(menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou representantes legais)

– Pesar acima de 50 Kg;

– Está em boas condições de saúde;

– Não ter ingerido alimentos gordurosos horas antes da doação;

– Estar alimentado;

– Comparecer ao hemocentro munido dos documentos de identificação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.