Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi pede apoio dos municípios para acelerar vacinação no Piauí

Segundo a Sesapi, é necessário o apoio dos municípios no planejamento e operacionalização da imunização.

A Secretaria de Estado de Saúde pediu nesta quarta-feira (23) que as secretarias municipais apliquem já as doses disponíveis e reforcem a vacinação contra a covid-19 para acelerar o processo de imunização no Piauí. De acordo com a Sesapi, é necessário o apoio de estados e municípios no planejamento e operacionalização da vacinação contra a doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, é de competência do Governo Federal a compra das vacinas para a distribuição aos estados, que ficam com a responsabilidade de fazer a entrega às regionais de saúde, onde é de competência de os municípios realizar a retirada dessas vacinas.

No momento da retirada dos imunizantes, das regionais de saúde, os municípios recebem nota de entrega com a especificação da quantidade destinada a cada grupo, fabricante da vacina, além dos custos de operação.

As secretarias estaduais de Saúde também ficam responsáveis pela distribuição dos insumos e (seringas, agulhas e diluentes), que são utilizados para a aplicação das vacinas. A compra e envio dos mesmos é de atribuição do ministério. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realiza a entrega desses materiais concomitante ao quantitativo de doses de vacinas, enviada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, o Ministério da Saúde é responsável por estabelecer o quantitativo de doses destinados por faixas etárias e grupos prioritários, tendo como base estimativas preliminares elaboradas por órgãos do ministério e de controle das categorias, utilizando como referência o ano de 2020, em alguns casos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.