Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Piauí recebe mais 171,9 mil doses de vacinas, diz Ministério da Saúde

A pasta também enviou para o estado mais 1,3 mil doses da Janssen e 88,9 mil doses da Pfizer.

O Piauí recebeu mais 171,9 mil doses de vacinas contra a covid-19. O Ministério da Saúde enviou para o estado 31,7 mil doses da AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz e 30,4 mil doses da AstraZeneca/Oxford, recebidas pelo consórcio Covax Facility. A pasta também enviou para o estado mais 1,3 mil doses do imunizante da Janssen, 88,9 mil doses da Pfizer/BioNTech e mais 19,6 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan. As doses foram entregues na última semana.

Desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 2,5 milhões de doses de vacinas Covid-19 – mais de 2 milhões foram aplicadas. Até agora, mais de 184,8 milhões de doses já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde, garantindo a vacinação de mais de 107 milhões de brasileiros, ao menos, com a primeira dose.

Esse número representa 65% da população acima de 18 anos. Mais de 45,6 milhões de brasileiros já se vacinaram com as duas doses ou a dose única, o que representa 27% do público-alvo. No total, mais de 150 milhões de doses já foram aplicadas desde o início da campanha de vacinação.

Nesta distribuição, o Ministério da Saúde segue o critério pactuado entre União, estados e municípios, de tornar igualitário o envio de vacinas para todas as unidades da Federação, por faixa etária decrescente até 18 anos. O envio segue um processo rígido que inclui a verificação da qualidade das doses recebidas pelos laboratórios fornecedores e decisões alinhadas em reunião com Conass e Conassems.

Metodologia atualizada

Com o envio de doses para 100% dos grupos prioritário e o início da distribuição para a população por faixa etária, o Ministério da Saúde atualizou a metodologia utilizada para que as vacinas de covid-19 cheguem no braço dos brasileiros. A partir de agora, as doses serão enviadas levando em consideração a população que ainda não foi vacinada em cada unidade Federativa, por faixa etária decrescente até 18 anos. A decisão foi pactuada entre União, estados e municípios.

Para isso, o Ministério da Saúde fez um levantamento com base em todas as vacinas já enviadas para cada estado, desde o começo da campanha de vacinação, e a estimativa populacional de cada unidade da Federação, independentemente dos grupos prioritários já vacinados. Dessa forma, chegou-se a uma estimativa de cobertura vacinal atual, que vai basear o cálculo de distribuição de doses para os estados.

Assim, todas as localidades irão completar a imunização do público-alvo em momentos semelhantes, sem prejuízos para a população. A meta do Ministério da Saúde é vacinar todos os brasileiros acima de 18 anos com a primeira dose até setembro e com as duas doses até dezembro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.