Fechar
GP1

Economia e Negócios

Banco Central anuncia redução da taxa básica de juros para 13%

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (11).

O Comitê de Política Monetário (Copom) do Banco Central cortou novamente a taxa básica de juros do país (Selic), que agora está em 13%. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (11). O corte foi de 0,75 ponto porcentual.

Essa é a terceira redução consecutiva nos juros, mas as anteriores haviam sido de 0,25 ponto porcentual cada uma. O Copom explica que a força na inflação em ritmo maior que o esperado e a piora nas expectativas para o crescimento da economia estão entre as razões para o novo corte.  “A evidência disponível sinaliza que a retomada da atividade econômica deve ser ainda mais demorada e gradual que a antecipada previamente”, disse a instituição em nota.

  • Foto: DivulgaçãoJurosJuros

 “Entretanto, diante do ambiente com expectativas de inflação ancoradas, o Comitê entende que o atual cenário, com um processo de desinflação mais disseminado e atividade econômica aquém do esperado, já torna apropriada a antecipação do ciclo de distensão da política monetária, permitindo o estabelecimento do novo ritmo de flexibilização”, diz o comunicado.

De acordo com informações da Veja, a Selic é a taxa usada como referência para definir os juros pagos em diversos contratos do sistema financeiro, de empréstimos para a compra de imóveis a cartões de crédito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.