Fechar
GP1

Economia e Negócios

Mercado aumenta em 10 vezes a previsão para o PIB do Brasil

A estatística advém do Relatório Focus, publicado pelo Banco Central, nesta segunda-feira (24).

A previsão do mercado para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022 cresceu cerca de dez vezes ao longo do ano. A estatística advém do Relatório Focus, publicado pelo Banco Central nesta segunda-feira (24).

O relatório divulgado hoje aumentou a projeção de 2,71% para 2,76% em 2022. Na primeira edição deste ano, o documento registrou a previsão de crescimento econômico em 0,28%. Desta forma, o número previsto cresceu praticamente dez vezes.

Além disso, o documento registrou a 17ª queda consecutiva da prévia para o fechamento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo em 2022. O índice foi elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir a inflação, que indicou uma queda no percentual de 5,62% para 5,6%.

Relatório Focus

De acordo com o Banco Central, o Relatório Focus traz estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O documento mostra a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, crescimento econômico, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores para o Brasil. As projeções são do mercado, e não do banco.

A nova projeção do mercado para o crescimento econômico do Brasil está ainda mais próxima da estimativa feita pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em outubro deste ano para a expansão do PIB do país: 2,8%. Ao longo de 2022, o FMI revisou três vezes a expectativa para o desempenho do PIB brasileiro. Em janeiro, a previsão estimava apenas 0,3% de expansão.

Paulo Guedes diz que FMI subestima o potencial do país

Contudo, Paulo Guedes, ministro da Economia, relatou que acredita que o FMI está subestimando o potencial do Brasil. Na opinião dele, o crescimento econômico do país pode chegar a 3% neste ano.

“Possivelmente, estão prevendo um crescimento baixo, porque estão achando que o outro candidato [Lula] vai ganhar, e isso vai ser muito ruim para o crescimento”, afirmou o ministro na data da divulgação das projeções do FMI.

“Quando se faz uma mudança estrutural forte na economia, que é o nosso caso, os modelos antigos perdem a aderência”, explicou o ministro. “Eles [o FMI] estavam prevendo crescimento baixo baseado em investimento público, que está caindo há 20 anos. Então, cada vez mais, o país cresce menos, o que era uma verdade, um fato. Mas mudamos o modelo econômico e agora é baseado em investimentos privados. Temos R$ 900 bilhões de investimentos privados já contratados", destacou Paulo Guedes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.