Fechar
GP1

Economia e Negócios

Argentina eleva impostos antes da posse de Javier Milei

A mudança ocorreu depois que o libertário Javier Milei venceu a disputa eleitoral contra Sergio Massa.

A Argentina elevou os impostos sobre as compras de dólares com cartões bancários ou para poupanças, a fim de preservar as reservas limitadas do banco central. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (23), semanas antes da posse do presidente eleito Javier Milei, que defende a dolarização da economia.

O pagamento antecipado do imposto de renda subiu de 45% para 100%, segundo o Diário Oficial da Argentina. Isso significa que os argentinos que usam cartões de crédito em dólar ou compram moeda estrangeira para guardar pagarão taxas mais altas, próximas das praticadas em mercados paralelos.

A decisão foi motivada por critérios de gestão tributária e justiça, de acordo com o comunicado. A mudança ocorreu depois que o libertário Milei, que propôs a eliminação do banco central, venceu o ministro da Economia, Sergio Massa, em um segundo turno presidencial no domingo (19).

O mercado de câmbio argentino está sob pressão devido às expectativas de desvalorização do peso. Para proteger seu estoque de moeda estrangeira, a Argentina estabeleceu várias taxas de câmbio sob controles rigorosos em 2019.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.