Fechar
GP1

Economia e Negócios

Banco Central da Argentina decide limitar câmbio no país

Autoridade monetária afirmou que a iniciativa visa evitar a volatilidade do dólar e outras moedas.

O Banco Central da Argentina anunciou nesta segunda-feira (11) que o mercado de câmbio operará em “conformidade prévia”, uma medida que limita as operações em moeda estrangeira no país. A autoridade monetária afirmou que a iniciativa visa evitar a volatilidade do dólar e outras moedas em relação ao peso argentino. O dólar oficial fechou a 364,53 pesos na sexta-feira (8) e teve alta de 0,37% nesta segunda-feira, chegando a 366 pesos.

A medida foi tomada para que o novo governo de Javier Milei possa cumprir os “procedimentos administrativos para a formação das novas autoridades e anunciar e implementar as políticas que irão executar”. As operações em moeda estrangeira serão analisadas e processadas com base em prioridades, o que, segundo o Banco Central, ajudará a manter a estabilidade da moeda.

Além disso, a cotação paralela, conhecida como dólar “blue”, teve uma ligeira alta de 0,01%, chegando a 965 pesos. Essa cotação é uma referência no mercado negro e costuma ser mais alta do que a oficial, refletindo a desconfiança dos investidores na economia do país.

Por fim, o presidente Javier Milei, que assumiu o cargo no domingo (10), anunciou medidas econômicas que representarão um “ajuste de choque” de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Essas medidas fazem parte de uma estratégia mais ampla para estabilizar a economia argentina, que tem enfrentado desafios significativos nos últimos anos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.