Fechar
GP1

Economia e Negócios

Singapura assina acordo com o Mercosul para livre comércio

A assinatura marca o retorno da agenda de negociações comerciais extrarregionais do bloco, após 12 anos.

O Ministério das relações Exteriores (MRE) divulgou na quinta-feira (07), que o Mercosul e Singapura assinaram um acordo de Livre Comércio. O acerto foi celebrado em uma cúpula do bloco, que estava acontecendo no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

A negociação foi firmada durante a presidência temporária do Brasil no bloco sul-americano. O acordo é o primeiro instrumento dessa natureza já firmado com um parceiro da região Ásia-Pacífico. Além disso, a assinatura marca o retorno da agenda de negociações comerciais extrarregionais do bloco, após 12 anos da última assinatura de um acordo de livre comércio.

“O acordo Merco-Singapura abre oportunidades comerciais e de investimentos, ao mesmo tempo em que salvaguarda o espaço para a formulação de políticas de interesse público.”, disse, por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores.

O país asiático é o principal destino das exportações do bloco, além de também ser um importante parceiro de investimentos do Mercosul. Ainda de acordo com o ministério, em 2022 a corrente de comércio Mercosul-Singapura, foi de aproximadamente U$ 10 bilhões.

Relação de Singapura com o Brasil

Em relação com o comércio brasileiro, em 2022, o país foi o 7º principal destino das exportações brasileiras de bens e a 44ª origem das importações totais do Brasil. Além disso, Singapura é o 2º mercado das exportações brasileiras no continente asiático, ficando atrás somente da China.

Quando se trata de investimentos, Singapura ocupou 12º posição como origem de investimentos estrangeiros diretos no Brasil, em 2021.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.