Fechar
GP1

Economia e Negócios

Bancos alertam para risco de golpes no programa Desenrola Brasil

A entidade adverte que criminosos podem se aproveitar para aplicar golpes utilizando links falsos.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) emitiu um alerta nesta quinta-feira (20) sobre possíveis golpes relacionados ao programa Desenrola Brasil, que entrou em vigor em 17 de julho de 2023. A entidade adverte que criminosos podem se aproveitar do programa para aplicar golpes utilizando links falsos e técnicas de engenharia social, visando obter dados confidenciais e realizar transações financeiras fraudulentas.

Para garantir a segurança dos interessados em renegociar suas dívidas através do Desenrola Brasil, a Febraban orienta que as informações sejam obtidas exclusivamente nos canais oficiais dos bancos participantes, como agências, internet banking ou aplicativos bancários. No caso de negociação via internet banking, a entidade sugere que o usuário digite diretamente o endereço da instituição financeira para acessar o serviço.

Em caso de dúvidas sobre propostas ou valores, é fundamental entrar em contato com o banco por meio de seus canais oficiais. Ademais, apenas após a formalização de um contrato de renegociação é que os valores podem ser debitados da conta nas datas acordadas.

A Febraban também alerta os clientes para verificarem cuidadosamente a autenticidade dos boletos antes de efetuarem o pagamento, garantindo que a transação seja destinada à instituição financeira com a qual possuem a pendência.

É importante destacar que a entidade não envia comunicados para renegociação de dívidas no programa Desenrola Brasil. Caso qualquer mensagem com o logotipo da Febraban ou dos bancos seja recebida, o cliente deve descartá-la e entrar em contato exclusivamente com os canais oficiais da instituição financeira, como agência, internet banking ou aplicativo bancário.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.