Fechar
GP1

Eleições 2018

Coligação pede que Procuradoria Eleitoral investigue Wellington Dias

O advogado Carlos Yuri, que representa a coligação “Piauí de Verdade”, afirmou que o governador foi beneficiado com essa ação nas redes sociais.

A coligação “Piauí de Verdade” protocolou nesta terça-feira (28) na Procuradoria Regional Eleitoral do Piauí um pedido de investigação contra o governador Wellington Dias (PT), por prática de crime eleitoral em decorrência da polêmica envolvendo as várias publicações positivas no Twitter em relação a gestão do petista. A coligação é encabeçada pelo deputado Luciano Nunes (PSDB).

A coligação já tinha ingressado no domingo (26) com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), alegando que uma agência digital recebeu pagamentos e contratou influenciadores digitais para que fizessem menções positivas ao governo de Wellington Dias. A situação acabou gerando uma grande polêmica e o governador chegou a divulgar duas notas de esclarecimento onde afirmava que o que aconteceu foi uma ação do PT Nacional no Twitter e que não foram usados recursos públicos para isso.

O advogado Carlos Yuri, que representa a coligação “Piauí de Verdade”, afirmou que o governador foi beneficiado com essa ação nas redes sociais e por isso está pedindo para a Procuradoria Regional Eleitoral investigar o caso.

  • Foto: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias Wellington Dias

“O artigo 57-H, da lei 9.504 diz que é crime eleitoral contratar, ou permitir a contratação de pessoas para divulgarem essas opiniões. Já o artigo 323 do Código Eleitoral, da lei 4.737/65, diz que não se pode colocar fatos falsos na propaganda eleitoral, então se o Ministério Público se convencer que tem algo errado, a gente está pedindo que seja aberta uma investigação contra o governador para que apure a participação dele, como partícipe ou um beneficiado com uma propaganda ilegal”, afirmou Carlos Yuri ao GP1.

Wellington Dias divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que a ação foi realizada pelo PT Nacional, mas para o advogado Carlos Yuri, isso não diminui a influência do governador no caso. “Crime é aquela coisa você tem que ver qual é o grau de culpabilidade e participação. Se ele concordou, se permitiu e aquiesceu de alguma forma, está dentro do grupo e pode ser penalizado. O fato de dizer que não foi ele, foi o PT Nacional, não quer dizer nada. Ele vai ter que se manifestar, porque se não for crime, pode ser abuso de poder”, explicou o advogado.

Se a Procuradoria Regional Eleitoral aceitar o pedido da coligação, ela então iniciará uma investigação. Se for encontrada alguma irregularidade, poderá gerar uma pena com detenção de 2 a 4 anos ou multa de R$ 15 mil a R$ 50 mil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coligação ingressa com representação contra Wellington Dias

Wellington Dias nega ter iniciado campanha eleitoral no Twitter

Wellington Dias afirma que movimento nacional fez campanha no Twitter

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.