Fechar
GP1

Eleições 2022

Veja o perfil dos candidatos que concorrem ao cargo de governador do Piauí

A disputa pelo Governo conta com oito candidatos que se colocam como a opção mais viável ao cargo.

Faltando apenas um dia para o processo eleitoral deste ano, os eleitores, sobretudo os indecisos, passam a olhar com mais atenção as propostas daqueles que concorrem ao cargo de governador do Estado do Piauí. Para colaborar com os piauienses, o GP1 traz um resumo do perfil dos oito candidatos que disputam o comando do Governo do Piauí.

A lista é composta por: Madalena Nunes (PSOL), Sílvio Mendes (União Brasil), Rafael Fonteles (PT), Ravenna Castro (PMN), Gessy Lima (PSC), Gustavo Henrique (Patriota), Geraldo Carvalho (PSTU) e Lourdes Melo (PCO).

Perfil de cada candidato

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Madalena Nunes
Madalena Nunes

Madalena Nunes (PSOL) – é especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Piauí UFPI (2002), graduada em Direito pela Faculdade Santo Agostinho - FSA (2012), graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí UESPI (1999). Trabalha como Técnica Judiciária na Justiça. Trabalhou como escrevente cartorário na Justiça Estadual do Piauí (1986- 1994), lecionou no Ensino Fundamental no Colégio Padre Anchieta em Floriano - PI (1981-1986). Foi candidata a deputada federal pelo PSOL em 2010, 2014 e 2018. Foi candidata a vereadora em 2020 também pelo PSOL.

Foto: Lucas Dias/GP1Sílvio Mendes
Sílvio Mendes

Sílvio Mendes (União Brasil) – médico e já experiente na vida pública, assumiu cargos na gestão pública de Teresina, a exemplo da Fundação Municipal de Saúde (FMS). No PSDB, ele foi eleito prefeito da Capital pela primeira vez em 2004 e foi reeleito ao cargo, mas renunciou em 2010 para concorrer ao Governo do Estado do Piaui. Na época, ele ficou em segundo lugar na disputa e foi derrotado pelo ex-governador Wilson Martins, na época filiado ao PSB.

Foto: Lucas Dias/GP1Rafael Fonteles
Rafael Fonteles

Rafael Fonteles (PT) – Empresário e professor universitário de economia matemática. Foi secretário de Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz-PI) e em 2019, foi eleito presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) para o biênio 2019/2021. Neste mesmo ano ele foi reeleito para o biênio 2021/2023. Em março de 2022, porém, ele renunciou ao cargo para se candidatar ao governo do Estado. Esta será a primeira vez que Rafael vai concorrer a cargos públicos.

Foto: Lucas Dias/GP1Ravenna Castro
Ravenna Castro

Ravenna Castro (PMN) – é advogada e jornalista e já se candidatou em eleições anteriores no Piauí. Em 2018, ela concorreu ao cargo de deputada estadual e, em 2020, buscou uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina. Todas as disputas foram pelo Partido da Mobilização Nacional, que é presidido por ela no Estado.

Foto: Lucas Dias/GP1Gessy Fonseca
Gessy Fonseca

Gessy Lima (PSC) – é empresária e graduada em Teologia e já foi testada nas urnas. Nas eleições de 2020, Gessy concorreu à Prefeitura de Teresina ficando em terceiro lugar. Assumiu a Secretaria de Economia Solidária da Capital (Semest), cargo que se desincompatibilizou este ano para concorrer ao cargo de governadora do Piauí pelo Partido Social Cristão, que atualmente é dirigido por ela.

Foto: Lucas Dias/GP1Gustavo Henrique
Gustavo Henrique

Gustavo Henrique (Patriota) - Formado em Direito ingressou na política pelos movimentos estudantis, é servidor público tendo exercido funções na gestão pública. É administrador e especialista em marketing político e comercial. Foi candidato a vereador de Teresina em 2020 e tendo como candidatura mais relevante a de senador nas eleições de 2014 o que lhe deu visibilidade e consequentemente, o tratamento de Gustavo Henrique Senador. Hoje presidente o Patriota Estadual no Piauí.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Geraldo Carvalho
Geraldo Carvalho

Geraldo Carvalho (PSTU) – nascido na zona rural de Piracuruca, hoje município de São José do Divino. É casado e pai de 5 filhos. Já foi candidato a governador pelo PSTU em eleições passadas, ex-presidente do Sindicato dos Bancários no Piauí, professor da rede estadual de ensino do Piauí. É sociólogo, mestre e doutor em educação. É professor da universidade federal do Piauí e compõe a coordenação do polo socialista revolucionário no Piauí.

Foto: Alef Leão/GP1Lourdes Melo
Lourdes Melo

Lourdes Melo (PCO) – é professora e nasceu na cidade de Pedreiras, no Maranhão. Lourdes já é conhecida pelos piauienses por ter disputado várias eleições, inclusive, ao comando do Palácio de Karnak. Neste pleito, viralizou nas redes sociais por ter uma postura inusitada em algumas entrevistas sobre o processo eleitoral.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.