Fechar
GP1

Eleições 2022

TSE identifica ‘irregularidade grave’ em doação de empresário a Lula

O empresário é fundador da Qualicorp, empresa envolvida em esquema de pagamento de propinas.

Um relatório produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias, identificou irregularidades na doação feita pelo empresário José Seripieri, dono da Qsaúde e fundador da rede Qualicorp, para a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A doação feita por José Seripieri ao petista foi de R$ 600 mil. Ele é o mesmo empresário envolvido na recente polêmica do presidente eleito por emprestar seu jatinho para Lula viajar à COP27, no Egito.

Segundo a resolução do TSE, os candidatos e partidos são obrigados a informar em até 72 horas os recursos financeiros recebidos para a campanha. No entanto, relatório obtido pelo O Globo apontou que a campanha de Lula não respeitou o prazo.

A doação do empresário foi feita no dia 27 de setembro, mas o TSE só foi informado no dia 3 de outubro, seis dias depois do prazo e um dia após o primeiro turno das eleições.

José Seripieri já foi preso acusado de caixa 2 na campanha de José Serra

Em julho de 2020, o empresário José Seripieri Filho foi preso temporariamente pela PF em um suposto esquema de caixa 2 na campanha de José Serra (PSDB) ao Senado em 2014. A operação foi denominada de Paralelo 23 e foi deflagrada como um desmembramento da Lava Jato.

A investigação indicou pagamento de R$ 5 milhões feito a mando do empresário para a campanha do tucano. De acordo com o Ministério Público de São Paulo, as doações foram feitas em duas parcelas.

Apesar dos indicios, a Justiça Eleitoral de São Paulo ordenou a soltura do empresário da Qualicorp e de outros dois envolvidos na operação quatro dias depois. Em novembro de 2020, José Serra, José Seripieri Filho e outros 2 empresários se tornaram réus na Justiça Eleitoral por acusação de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa 2.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.