Fechar
GP1

Eleições 2022

Wellington Dias admite que PT enfrenta dificuldades para compor chapa

"A gente tem mais pretendentes do que o número de vagas, que ficou limitada a 31”, disse o governador.

O governador Wellington Dias revelou, nesta terça-feira (15), que o PT está enfrentando dificuldades na formação da chapa de deputado estadual para as eleições deste ano. De acordo com o chefe do executivo, o número de pré-candidatos é maior que a quantidade de vagas permitida pela regra da federação.

Questionado se essa dificuldade pode resultar na saída de petistas históricos do partido, principalmente depois da filiação de quatro deputados estaduais de outras siglas, Wellington explicou que essa insatisfação é algo natural e que já foi comunicada pelo presidente estadual do PT.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

“Sempre que a gente tem a ampliação no número de líderes gera-se um efeito mais elevado e nós temos um problema real. O deputado Francisco Limma esteve comigo colocando que, na formação da chapa para deputado estadual, segundo ele, a gente tem mais pretendentes do que o número de vagas, que ficou limitada a 31”, afirmou o governador.

Segundo Wellington Dias, essa limitação foi um erro e resultou nesse problema. “Eu acho que foi um erro da federação, porque quando a gente tinha um formato de coligação quando se trabalhava dois ou mais partidos, o número de vagas na chapa aumentava em 50%, e agora ampliou-se apenas uma vaga e isso criou uma dificuldade”, explicou.

“De qualquer maneira não é nada que não se resolva através de diálogo, vamos ter um deputado que faz um entendimento de apoiar outro como já aconteceu em outras eleições e se Deus quiser vamos ter uma boa solução”, completou o governador.

Já em relação a formação da chapa de deputado federal, Limma garantiu ao governador que está tudo resolvido. “A chapa federal tem um número que garante as condições de abrigar os pretendentes na formação da chapa”, pontuou Wellington Dias.

Foto: Lucas Dias/GP1Francisco Limma
Francisco Limma

Para Francisco Limma, a solução do impasse está no fracionamento de candidaturas. "Nós precisamos fracionar aí algumas candidaturas, são poucas, duas ou três no máximo que vamos precisar, que estamos buscando o entendimento, um entendimento cruzado, um apoiar o outro para que a gente não tenha que tirar ninguém, fortalecendo as outras candidaturas”, explicou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.