Fechar
GP1

Eleições 2022

Veja os deputados do Piauí que vão mudar de sigla na janela partidária

Com as mudanças, o MDB vai se tornar o partido com o maior número de deputados estaduais.

Mais uma etapa importante na corrida eleitoral deste ano inicia nesta quinta-feira (02), com a abertura da janela partidária para os parlamentares que pretendem mudar de partido a fim de disputar reeleição, prazo esse que seguirá até 1º de abril. No Piauí, esse processo vai modificar significativamente a composição da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), onde o MDB deve se tornar o partido com o maior número de deputados.

Essa regra só vale para as eleições proporcionais, não abrangendo as majoritárias, que incluem a escolha de governador, vice e senadores. Ao todo, dos 30 parlamentares da Alepi, 13 irão mudar de partido. Além desses, outros 3 deputados federais também mudarão de sigla partidária.

Da bancada da Alepi, vão mudar de partido os deputados Fábio Xavier; Carlos Augusto; Dr. Hélio; Janainna Marques; Nerinho; Georgiano Neto; Hélio Isaías; Marden Menezes; Gustavo Neiva; Oliveira Neto; Teresa Britto; Firmino Paulo e Flávio Nogueira Júnior.

Já entres os deputados federais, o ex-secretário de Segurança Fábio Abreu e Marcos Aurélio deverão ir para o PSD, devido a fusão partidária com o MDB. Flávio Nogueira e possivelmente a deputada Marina Santos devem migrar para o Republicanos.

Foto: GP1Deputados que vão mudar de sigla
Deputados que vão mudar de sigla

O deputado que trocar de sigla fora desse período poderá perder o mandato, a não ser que consiga na Justiça Eleitoral autorização para essa mudança.

MDB ficará com 10 deputados na Alepi

Diferentemente da modalidade de federação, que envolve negociações com os diretórios nacionais, o MDB e PSD, orientados pelo governador Wellington Dias, especularam a possibilidade de fusão entre as siglas, sem necessitar da federação. Com isso, o MDB, vai ficar com 10 deputados

A estratégia mantida até o momento é a de colocar todos os candidatos a deputados federais no PSD e os estaduais no MDB, para desta forma montar duas chapas e assim potencializar a quantidade de eleitos para Câmara Federal e Alepi.

Veja as atuais siglas dos deputados e seus novos partidos:

Deputados estaduais

Fábio Xavier, do PL pelo o MDB

Carlos Augusto, PL - MDB

Dr. Hélio, PL - MDB

Janainna Marques , PTB - PT

Nerinho, PTB - PSB

Georgiano Neto, PSD - MDB

Hélio Isaías, PP - PSB

Marden Menezes, PSDB - PP

Gustavo Neiva, PSB - PP

Oliveira Neto, Cidadania - PT

Teresa Britto, PV - PP

Flávio Nogueira Júnior, PDT - Republicanos

Firmino Paulo, PP - PT

Deputados federais

Fábio Abreu, troca o PL pelo PSD

Marina Santos, PL - Republicanos

Marcos Aurélio, MDB - PSD

Flávio Nogueira, PDT - Republicanos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.