Fechar
GP1

Entretenimento

Leo Lins faz piada de criança com hidrocefalia e revolta internautas

O vídeo de Leo em seu show de stand-up fazendo a piada de mau gosto viralizou nesse domingo (03).

O humorista Leo Lins tem sido alvo de duras críticas nas redes sociais, desde domingo (03), após ter viralizado um vídeo de seu show de stand-up comedy, em que ele faz piada de pessoas com hidrocefalia. O caso revoltou internautas.

As falas do comediante debocham da situação de uma criança com hidrocefalia que, supostamente, mora no Ceará. O humorista começa falando sobre o TeleTon, programa do SBT que todo ano arrecada fundos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente. A priori, ele elogia a instituição, mas logo em seguida passa a falar da criança com hidrocefalia. “Eu vi o vídeo de um garoto no interior do ceará com hidrocefalia… o lado bom é que é o único lugar da cidade onde tem água é a cabeça dele… A família nem mandou tirar… Instalou um poço“, disse Lins.

O vídeo foi postado no Instagram do próprio humorista. Entretanto, dias depois foi retirado do ar. Em outro vídeo, Leo fala de um homem que não possui os braços e as pernas e, novamente, zomba de pessoas com deficiência. “Você olha ele, é um cara bonitão, barriga de tanquinho. Também, cinco minutos da academia malha o corpo todo. Ele é casado com uma mulher muito bonita, porque ela sabe que ele nunca vai dar um pé na bunda dela”, debochou.

Resposta da AACD

Nesta segunda-feira (4), a assessoria da AACD se pronunciou sobre o caso. Em nota, a associação lembrou que a atitude de Leo Lins configura crime e repudiou qualquer tipo de "piada" que brinque com pessoas com deficiência.

"A AACD repudia veementemente a “piada” feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de “crianças com vários tipos de problemas” e mostra desrespeito aos moradores do Ceará", consta no comunicado. Veja na íntegra o posicionamento da AACD ao final da matéria.

Repercussão

O caso repercutiu da pior forma possível nas redes sociais. Internautas apontaram que as piadas foram de teor preconceituoso e detonaram o comediante, bem como a platéia do show, que ao fundo do vídeo, sorria das piadas dele.

Veja alguns dos tuítes que repercutiram

Veja a nota da AACD na íntegra:

"A AACD repudia veementemente a “piada” feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de “crianças com vários tipos de problemas” e mostra desrespeito aos moradores do Ceará.

Ele cita diretamente o Teleton, marca que no Brasil pertence à AACD, e há 25 anos tem contribuído para transformar vidas de milhares de pessoas com deficiência física de todas as partes do Brasil.

A atitude de Leo Lins também configura crime, conforme prevê o artigo 88 da lei 13.146/2015 - "Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa".

Esse tipo de “piada” é de extremo mau gosto, capacitista e incabível na sociedade em que vivemos hoje, pois vai na contramão de um mundo mais inclusivo pelo qual lutamos todos os dias. A AACD aguarda um posicionamento público com pedido de desculpas de Leo Lins.

Combater o capacitismo, o preconceito a pessoas com deficiência, é missão de todos nós", finalizou a nota.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.