Fechar
GP1

Esportes

"Gaúcho da Copa" morre aos 60 anos vítima de câncer

O torcedor assistiu a mais de 150 partidas da Seleção Brasileira em mais de 60 países.

Imagem: Genaro Joner/Agência ABSMaior torcedor da seleção brasileira morre vítima de câncer (Imagem:Genaro Joner/Agência ABS)Maior torcedor da seleção brasileira morre vítima de câncer
Clóvis Acosta Fernandes, torcedor símbolo do Brasil em Copas do Mundo, morreu nesta quarta-feira (16) em Porto Alegre. “O Gaúcho da Copa”, como era mais comumente conhecido, morreu aos 60 anos, vítima de um câncer no rim, que lutava há 9 anos. A morte foi confirmada pelo Hospital Santa Casa às 04h20min.

Desde a Copa do Mundo realizada na Itália, em 1990, Clóvis virou torcedor símbolo ao seguir a Seleção Brasileira em sete mundiais. O gaúcho assistiu a mais de 150 partidas da Seleção Brasileira em mais de 60 países, acompanhando-a não só em Copas do Mundo, mas também em Copas das Confederações, Copas Américas e Olimpíadas.

Na sua última Copa, em 2014, Clóvis tirou fotos até com as mulheres dos jogadores Götze e Schürrle, da Seleção Alemã, antes da decisão do mundial entre Alemanha e Argentina, onde a seleção alemã saiu vencedora.

Gremista fanático, o Gaúcho da Copa tinha como desejo que parte de suas cinzas fossem jogadas na Arena Tricolor e em algum jogo do Brasil.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Frank Damasceno Fernandes, filho de Clóvis afirma: “Ele escolheu morrer um dia após o aniversário do Grêmio e na Semana Farroupilha. Ele era gremista fanático”.

Frank considera o pai um guerreiro pois mesmo com o tratamento do câncer, Clóvis sempre fez questão de acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.

“Ele é um guerreiro. A última competição que ele acompanhou foi a Copa América do Chile, agora em junho. Mesmo com aquele frio e em meio a quimioterapia, ele foi. E sempre com o lema dele: “Nada acontece sem um sonho”, relembra Frank.

O velório estava previsto para 16h no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre.

Repercussão internacional

O site britânico “Bleacher Report” trata o Gaúcho da Copa como “um dos fãs mais icônicos do futebol” e relembra a expressão triste de Clóvis na derrota de 7 a 1 para a Alemanha.

O site “101 Great Goals” relembra a marcante presença do gaúcho nas transmissões do Mundial. O “Metro”, da Inglaterra, diz que Clóvis era o torcedor mais ilustre da Seleção Brasileira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.