Fechar
GP1

Esportes

Ginastas denunciam ex-técnico Fernando Lopes por abuso sexual

O treinador Fernando de Carvalho Lopes foi afastado da seleção brasileira em julho de 2016, um mês antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Uma reportagem do "Fantástico" exibida da noite deste domingo (29), apresentou denúncias feitas por diversos atletas ao ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística, Fernando de Carvalho Lopes. A investigação do caso já dura dois anos.

O treinador foi afastado da seleção brasileira em julho de 2016, um mês antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro. A maioria dos denunciantes da reportagem não quiseram ser identificados, mas contaram detalhes de como os abusos aconteceram. Segundo eles, o treinador pedia para ver e tocar as partes íntimas dos atletas. Ao todo, 42 pessoas denunciaram.

Petrix Barbosa é o nome mais conhecido entre os denunciantes. Ele foi medalhista de ouro na competição por equipes dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 e conviveu com o técnico por seis anos. O atleta contou que o treinador se oferecia para dormir com ele na mesma cama e pedia para ver as partes íntimas.

  • Foto: Divulgação/CBGFernando de Carvalho LopesFernando de Carvalho Lopes

As denúncias começaram em 2016, quando um menino de 13 anos falou aos pais sobre os abusos. A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) então resolveram afastar o treinador, em 14 de julho de 2016.

Em sua defesa, Fernando de Carvalho Lopes afirmou ao “Fantástico” que tem a consciência limpa e que não cometeu crimes. “Nunca fui um técnico legal. Eu fui um técnico sempre muito rigoroso, às vezes até demais. E acho que por outro lado eu tive um problema de ser um cara que muitas vezes misturei, de achar que eu era mais do que um técnico. Acho que eu podia ser um amigo, podia ser um pai, que podia ser qualquer outra coisa. Então, isso talvez tenha dado uma margem de interpretação errada para cada um deles. Mas a ponto desse tipo de acusação, eu não tenho o que falar, eu acho que eles vão ter que provar. Eu sei que eu tenho minha consciência limpa no que diz respeito que eu nunca estuprei, que eu nunca molestei ninguém, num intuito como está sendo colocado, entendeu?”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.