Fechar
GP1

Santiago - Santiago Metropolitan

Conheça o mascote dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Anúncio da escolha foi feito em evento para comemorar a contagem regressiva para a competição.

Faltando dois anos para a realização dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, a organização do evento revelou o mascote oficial escolhido para a competição: o pássaro Fiu.

O passarinho de sete cores é inspirado na espécie Tachuris rubrigastra, que é nativa da região centro-oeste da América do Sul e é muito encontrada nos pântanos do Chile. Cada uma das cores tem um significado, sendo eles: força, perseverança, respeito, determinação, honestidade, companheirismo e paixão.

A post shared by Fiu (@fiusantiago2023)

A variedade de cores do mascote, assim como na espécie original, quer representar "a diversidade do ser humano e dos atletas". Fiu superou a concorrência de outros cinco candidatos em uma votação popular, que teve participação de mais de 45 mil pessoas no site de Santiago 2023.

“Um pássaro de sete cores, alegre, apaixonado pelo meio ambiente, amigo de todos os países e admirador de todos os atletas. Ser pequeno não é uma dificuldade para dar o meu melhor. Tenho um grande desafio: receber todos nos Jogos de Santiago 2023 e o farei desfrutando cada momento com vocês”, disse o vídeo de apresentação do mascote.

O anúncio da escolha foi realizado em cerimônia em Cerro San Cristóbal, uma colina no norte da capital chilena, e contou com membros do comitê organizador dos jogos.

“Fiu é um pássaro tão bom que vai nos mostrar que ser pequeno não significa que você não pode dar o seu melhor. Por isso continua praticando cada um dos 38 esportes pan-americanos e 17 esportes parapan-americanos que fazem parte do programa de competições do evento”, afirmou o diretor executivo dos Jogos de Santiago 2023, Felipe De Pablo.

O Pan-Americano de Santiago, que pretende receber mais de 10 mil atletas de 41 países, está marcado para começar no dia 16 de outubro de 2023.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.