Fechar
GP1

Esportes

Grêmio demite o técnico Renato Gaúcho após eliminação na Libertadores

Ex-atacante estava no cargo desde setembro de 2016.

O Grêmio definiu nesta quinta-feira a demissão do técnico Renato Gaúcho. Após mais de quatro anos no comando e de importantes títulos conquistados, o treinador deixa o cargo no dia seguinte à eliminação do clube na fase prévia da Copa Libertadores diante do Independiente del Valle, do Equador. A partir de agora, a diretoria passa a discutir a definição de quem será o substituto. Um dos nomes cotados é Tiago Nunes, ex-treinador do Corinthians.

Nos últimos dias Renato esteve afastado do time para se recuperar da covid-19. O auxiliar Alexandre Mendes foi quem comandou o time nas duas derrotas sofridas para a equipe equatoriana. A saída do técnico foi definida em uma reunião entre dirigentes pela manhã seguida de outro encontro na parte da tarde, quando o elenco foi comunicado da troca no comando.

Renato Gaúcho era o treinador mais longevo da Série A do Campeonato Brasileiro. Comandava o time desde setembro de 2016, em sua terceira passagem pelo clube. No fim da temporada passada, o treinador havia renovado o seu vínculo até o final deste ano. Mas o contrato foi encerrado de forma antecipada nesta quinta.

A diretoria do Grêmio ainda não indicou nomes que busca no mercado para substituir Renato Gaúcho. Como o auxiliar Alexandre Mendes, que comandou o time nos últimos dois jogos da Libertadores, também deixa o clube, o Grêmio deve ser comandado de forma interina por Thiago Gomes, técnico da equipe de transição.

Renato encerrou seu vínculo com o Grêmio como o técnico com mais jogos na história gremista. Chegou a ganhar uma estátua por conta da conquista da Libertadores de 2017. Também liderou a equipe nas conquistas da Copa do Brasil (2016), da Recopa Sul-Americana (2018), do tricampeonato do Gauchão (2018, 2019 e 2020) e da Recopa Gaúcha (2019).

Ao longo destes quatro anos e meio em que comandou o Grêmio, Renato Gaúcho recebeu inúmeros elogios pela evolução que mostrou como treinador e pelas mudanças bem-sucedidas feitas na equipe, principalmente entre 2016 e 2018. Ele deu espaço para diversos jogadores da base que fizeram sucesso no time principal, como Everton Cebolinha, Pepê e Jean Pyerre. Também apostou em jogadores mais experientes, como os meias Douglas e Thiago Neves e o atacante Diego Souza.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.