Fechar
GP1

Esportes

Público em estádios causa o aumento de casos de covid-19, diz OMS

A Organização Mundial de Saúde alertou para nova onda de infecções no continente por causa da Eurocopa.

A presença de público nos estádios de futebol durante a Eurocopa e nos pubs e bares das cidades-sede dos jogos está impulsionando o atual aumento nas infecções por coronavírus na Europa, disse a Organização Mundial de Saúde, nesta quinta-feira. Um período de dez semanas de queda nas novas infecções por coronavírus em toda a região chegou ao fim e uma nova onda de infecções é inevitável caso torcedores e demais pessoas baixem a guarda, segundo a OMS.

Na semana passada, o número de novos casos aumentou 10%, impulsionado pelas multidões nas cidades-sede da Eurocopa, viagens e pela flexibilização das restrições em combate à covid-19, afirmou a OMS. "Temos de olhar para muito além dos próprios estádios", afirmou Catherine Smallwood, autoridade responsável pelas situações de urgência da OMS.

"Precisamos ver como as pessoas chegam lá, será que viajam em grandes trens e ônibus lotados? E quando saem dos estádios, vão a bares e pubs cheios de gente para assistir aos jogos?", continuou. "São esses pequenos eventos recorrentes que estão impulsionando a propagação do vírus", acrescentou.

O ministro de Interior da Alemanha, Horst Seehofer, chamou de "totalmente irresponsável" a decisão da Uefa, entidade reguladora do futebol europeu, de permitir grandes públicos durante a Eurocopa. O presidente Da Rússia, Vladimir Putin, disse conhecer, por exemplo, o aumento do número de casos em São Patersburgo, mas não tem nada a fazer para impedir o jogo entre Suíça e Espanha nesta sexta-feira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.