Fechar
GP1

Esportes

Como a camisa 10 se tornou referência depois de Pelé na Copa de 1958

Considerado o Rei do Futebol, o ex-jogador mudou o significado da numeração antes mesmo de sua morte.

O que era usado antes apenas para identificação, acabou virando uma referência. Assim fez Pelé com a camisa 10. Considerado o Rei do Futebol, o ex-jogador mudou o significado da numeração antes mesmo de sua morte, nesta quinta-feira (29). A camisa ganhou sua mística na Copa do Mundo de 1958, onde o ex-atacante vestiu a amarelinha por acaso.

“A camisa número 10 foi uma coincidência na Copa do Mundo de 1958, que na época eles numeravam os jogadores acho que pelo registro da federação, devia ser assim. Ninguém tinha muita importância pelo número 10 e eu não era nem o jogador mais velho da Seleção. Por coincidência caiu a número 10 para mim na Copa do Mundo”, disse Pelé em entrevista ao SporTV News.

Foto: Twitter/Santos Futebol ClubePelé, o eterno camisa 10
Pelé, o eterno camisa 10

Foi na Copa de 1958 que Pelé começou a escrever seu nome no futebol mundial. Aos 17 anos, o Rei do Futebol brilhou com a camisa da seleção brasileira que ganhou o mundial daquele, foram seis gols em quatro partidas. Foi com esse cenário que o ex-jogador afirmou em entrevista ao canal no Youtube Fora de Série, que o peso da camisa 10 mudou após esse ocorrido.

“Até a Copa de 58, a numeração não tinha nenhuma importância. Depois que fomos campeões, eu usando a 10 — o jogador mais novo do time e de uma Copa —, ela passou a ter essa importância que vemos até hoje. Antes disso, o único número importante era o 1 do goleiro. Por isso, brinco com meu filho Edinho, que jogou com essa camisa no Santos, que Deus foi muito bom com nossa família, dando essa responsabilidade em dobro pra nós”, relatou o craque.

Foto: Reprodução/TwitterPelé admirando a taça da Copa do Mundo de 1958
Pelé admirando a taça da Copa do Mundo de 1958

Em entrevista ao Esporte Interativo Pelé relatou que antes de chegar no Santos em 1956, usava a camisa 8. Porém, em 9 de dezembro do mesmo ano, dono da 10, acabou sofrendo uma fratura na perna e Rei do Futebol acabou tendo entrando como titular e herdando a camisa 10.

Como eu não fui um jogador que saiu daqui do Brasil como titular, então eu jogava e, coincidentemente, treinava com a camisa número 8, que era a camisa que eu jogava no Baquinho, em Bauru. Antes de vir para o Santos, eu era o número 8", ressaltou Pelé na entrevista ao Esporte Interativo.

Como surgiu a numeração no futebol

O ato de enumerar a camisa dos jogadores só surgiu no final dos anos de 1920, em uma partida entre entre Sheffield Wednesday e Arsenal, na Inglaterra. Porém, de forma oficial, só foi registrado em 1933, no país londrino, no embate entre Everton e Manchester City, pela FA Cup.

Com o sucesso, a numeração começou a ser usada pelo clubes ao redor do mundo. Porém, a Fifa só passou a adotar a prática, na Copa do Mundo de 1950, no Brasil, onde a seleção Canarinho foi derrotado para o Uruguai, sob um Maracanã lotado. Ainda no mundial de 1982, a numeração era feita de acordo com a ordem alfabética.

Morte do Rei do Futebol

O eterno camisa 10 estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde lutava contra um câncer no cólon. Pelé deu entrada no hospital no dia 29 de novembro de 2022. Naquele momento, apesar de apresentar um quadro de edema generalizado e anasarca (inchaço generalizado), o Rei do Futebol estava no quarto e estável.

O Rei do Futebol foi diagnosticado com um câncer no cólon em setembro de 2021, quando fazia exames de rotina. No mesmo ano, Pelé fez uma cirurgia para retirada do tumor e ficou internado durante um mês até poder voltar para casa, onde morava com a esposa Márcia Aoki, de 57 anos. Em fevereiro deste ano, Pelé foi diagnosticado com uma infecção urinária e esteve internado durante duas semanas.

Por meio de boletim, a equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein confirmou a morte de Pelé às 15h27, em decorrência de falência multipla dos órgãos.

ALBERT EINSTEIN HOSPITAL ISRAELITA

Boletim médico

São Paulo, 29 de dezembro de 2022 - O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.

O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol.

Dr. Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista no Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Rene Gansl, oncologista no Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Alexandre Holthausen, cardiologista no Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Superintendente Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.