Fechar
GP1

Esportes

COI suspende o Comitê Olímpico Russo por incluir atletas ucranianos

A decisão priva o Comitê Russo do financiamento da entidade máxima e participação em competições.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta quinta-feira (12), a suspensão do Comitê Olímpico Russo (ROC), por incluir atletas ucranianos de forma unilateral em sua delegação. A decisão priva o Comitê Russo do financiamento da entidade máxima e participação em competições esportivas internacionais.

Em contrapartida, até o momento a Rússia não sofreu consequências na eventual participação dos atletas do país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e dos Jogos de Inverno de Milan-Cortina 2026, sob bandeira neutra. Tentando reverter a situação, o Comitê Olímpico Russo (ROC) pretende inscrever seus atletas nesses eventos sob bandeira neutra.

O COI afirma que os atletas ucranianos incluídos pelo Comitê Olímpico Russo vêm das regiões de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia. A decisão se junta as sanções já aplicadas anteriormente, como proibição de torneiros internacionais em território russo e de Belarus e uso de qualquer símbolo oficial dos dois países em eventos esportivos.

De acordo com o Comitê Olímpico Russo, a decisão foi política e contraproducente. “O COI tomou uma nova decisão contraproducente e claramente por uma motivação política. Os atletas russos, cuja maioria ainda está injustificadamente excluída das competições internacionais, não se veem, de forma alguma, afetados por essa decisão”, declarou o ROC.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.