Fechar
GP1

Esportes

Morre aos 89 anos lenda do futebol francês Just Fontaine

O ex-jogador foi o maior artilheiro em apenas uma Copa do Mundo, marcando 13 gols no Mundial de 58.

Recordista de gols marcados em apenas uma Copa do Mundo, o francês Just Fontaine morreu aos 89 anos, segundo informações de seus familiares à Agence France-Press (AFP), nesta quarta-feira (1°). O ex-jogador foi o único a chegar a marcar 13 gols no Mundial da Suécia em 1958, se tornando o maior artilheiro em apenas uma Copa.

Na época Fontaine não estava nem cotado para ser convocado e disputar a Copa do Mundo de 58 pela França, porém o titular do ataque Thadée Cisowki acabou sofrendo lesão e desfalcou a seleção francesa, dando espaço para Fontaine.

Foto: Reprodução/TwitterJust Fontaine foi o único jogador a marcar 13 gols em apenas um Mundial
Just Fontaine foi o único jogador a marcar 13 gols em apenas um Mundial

O Mundial foi o primeiro em que a equipe francesa havia chegado às semifinais, mas os jogadores acabaram encontrando o Brasil e sofrendo derrota por 5 a 2. Na disputa pelo terceiro lugar, os franceses levaram a melhor contra a Alemanha e ganharam por 6 a 3. Com conquista inesperada de um terceiro lugar e o recorde de 13 gols, Fontaine ficou marcado na história da França.

Mas não foi somente na seleção que o jogador se destacou, Fontaine também teve grande passagem por diversos clubes franceses, em especial o Nice e o Reims. Pelo Nice, o atacante conquistou o título de campeão da França e uma Copa da França em 154.

Já pelo Reims, Fontaine levantou a taça de campeão da França três vezes e em uma oportunidade ganhou a Copa da França pelo clube em 1958. Além disso, ainda com o Reims o jogador chegou a uma final da Copa da Europa, atual Liga dos Campeões, mas acabou perdendo a final para o Real Madrid.

Apesar das boas conquistas, Fontaine teve que se aposentar precocemente dos gramados, pois no final de 1962, aos 28 anos, o jogador sofreu duas fraturas em uma das pernas e precisou se despedir da carreira de jogador. Porém isto não foi motivo para Fontaine se distanciar do futebol, o ex-jogador se tornou técnico, mas sua carreira nesta área não foi tão brilhante.

Nas redes sociais, o PSG lamentou a morte da lenda do futebol francês

Fontaine chegou a comandar a seleção francesa, porém durou somente duas partidas. O ex-jogador também comandou a equipe do Paris Saint-Germain, onde teve o seu maior sucesso, conseguindo o acesso à primeira divisão em 1974. Fontaine encerrou sua carreira como técnico na seleção de Marrocos, quando chegou a conquistar o terceiro lugar na Copa da África de 1980.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.