Fechar
GP1

Esportes

STJD concede liminar e Wallace é liberado para jogar Superliga

O oposto do SADA Cruzeiro estava suspenso há 90 dias pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil.

Nessa quarta-feira (12), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei (STJD) concedeu medida para liberar o atleta Wallace a voltar a atuar nas quadras. O oposto do SADA/Cruzeiro estava suspenso há 90 dias pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB), após fazer uma postagem em suas redes sociais em que fazia uma enquete sobre dar tiros no presidente Lula.

O presidente do STJD, Eduardo Mello, concedeu a liminar que permite ao jogador retornar às quadras e, consequentemente, participar das semifinais da Superliga de Vôlei. O presidente concordou com o argumento da defesa de Wallace, que afirmava que a punição do Conselho de Ética do COB deixou dúvidas acerca da punição no âmbito das competições nacionais.

Foto: ReproduçãoWallace Leandro e a caixa de perguntas aberta por ele em sua rede social
Wallace Leandro e a caixa de perguntas aberta por ele em sua rede social

“Não vejo como afirmar que a participação do atleta por uma equipe, em uma competição organizada pela CBV, poderia ser entendida como função junto à Confederação, até porque seu vínculo é diretamente com o Clube. Além disso, em um tema de maior complexidade, que deverá ser analisado oportunamente em julgamento de mérito, temos o princípio da autonomia constitucional que afeta as confederações desportivas brasileiras, como a CBV”, afirmou Eduardo Mello.

Vale ressaltar que a liminar concedida por Eduardo Mello é uma decisão provisória, não sendo definitiva. A decisão final passará por uma análise do colegiado do STJD.

Entenda o caso

O oposto do SADA/Cruzeiro e ex-Seleção Brasileira, Wallace, foi suspenso pelo clube por tempo indeterminado após o jogador fazer uma enquete nas suas redes sociais perguntando se alguém toparia atirar no rosto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida foi anunciada na época pela assessoria do SADA/Cruzeiro.

Além da suspensão do clube, o Comitê Olímpico Brasileiro comunicou o afastamento do atleta por tempo indeterminado, impossibilitando o oposto de atuar em competições organizadas pelo COB.

O caso teve repercussão para além das redes sociais e chegou ao Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, Paulo Pimenta, que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para investigar o caso. Posteriormente, o STJD arquivou o processo contra Wallace, pois havia se entendido que a postagem feita pelo atleta não foi praticada em ambiente esportivo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.