Fechar
GP1

Esportes

NBB bate recorde de participação e temporada terá 19 clubes

Mesmo sem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete, a LNB garantiu a execução do torneio.

O basquete brasileiro precisa dar passos concretos em sua estruturação e localização dentro do cenário da América Latina e esta temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) pode ser um passo primordial para este salto. A LNB divulgou que a 16ª edição da competição contará com número recorde de clubes, 19 ao todo.

A competição tem início no dia 21 de outubro e o número de clubes já foi aprovado dentro da própria LNB. São oito estados representados na competição e o retorno de três equipes: Botafogo, Mogi Basquete e R10 Score Vasco da Gama.

Foto: Divulgação/LNBEquipes que estarão na próxima temporada do NBB
Equipes que estarão na próxima temporada do NBB

Estas equipes estarão juntas com Bauru Basket, Brasília Basquete, Caxias d Sul, Copp São José Basketball, Cerrado Basquete, Corinthians, Flamengo, Fortaleza, Basquete Cearense, Minas Tênis Clube, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, Sesi Franca, São Paulo, União Corinthians e Unifacisa. A equipe de Rio Claro, presente na temporada anterior, solicitou um afastamento com objetivo de refazer seu projeto.

Desta forma, o NBB da temporada 23/24 supera o campeonato de 2012/13, quando houveram 18 times na disputa pelo título.

Como deve funcionar?

As equipes se enfrentam em turno e returno e 16 participantes avançam aos playoffs se enfrentando em séries de três jogos na primeira rodada. Na fase seguinte, serão séries de cinco jogos e o campeão será conhecido em junho. A Copa Super 8, será disputada em janeiro e conta com as oito equipes melhor classificadas na primeira fase do NBB.

Imbróglio

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) publicou no último dia 29 de junho um documento em que retira a chancela do NBB enquanto uma competição oficial no território brasileiro. Assim, os atletas da elite, e inclusive, jogadores que estão na seleção brasileira, deixam de fazer parte do sistema oficial, ligado a FIBA.

As duas entidades começaram seu desencontro em setembro de 2022, durante a disputa da Copa América. A CBB agora reivindica que o Campeonato Brasileiro “oficial” seja organizado pela entidade. Os clubes do NBB continuarão na competição, mesmo com a retirada da chancela.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.