Fechar
GP1

Esportes

Mercedes anuncia saída oficial de Lewis Hamilton para a Ferrari em 2025

A saída do britânico da equipe alemã marca o fim de uma parceria que durou 13 anos e 8 títulos juntos.

O fim de uma era foi anunciado na tarde dessa quinta-feira (01) e a última dança de Lewis Hamilton com a Mercedes será na temporada de 2024. O anúncio mais especulado em anos na Fórmula 1 se concretizou e o britânico heptacampeão vai pilotar para a Scuderia Ferrari na temporada de 2025 em um contrato multianual, recebendo 40 milhões de euros ao ano.

A bomba atingiu o mundo da Fórmula 1, com a Sky Sports sendo a primeira a anunciar a saída de Hamilton para a Ferrari em 2025. A confirmação foi anunciada às 16h, através de postagem da própria Mercedes, dizendo que o heptacampeão tinha acionado a cláusula de contrato e não iria continuar na equipe em 2025.

Em seguida, a Ferrari fechou quaisquer dúvidas de qual seria o destino de Hamilton e anunciaram que o britânico vai fazer dupla com Charles Leclerc em 2025. Com isto, a parceria de 12 anos entre Mercedes e Lewis Hamilton foi encerrada. Esta será a primeira vez que o piloto britânico vai dirigir um carro sem ter o motor Mercedes.

Conquistas com a Mercedes

Lewis Hamilton ingressou na Mercedes em 2013, com um projeto de brigar por títulos e transformar a equipe alemã em campeã do mundo. Em 2014, ao lado de Nico Rosberg, Lewis Hamilton levou as Flechas Prateadas a conquista do primeiro Campeonato de Construtores da Fórmula, naquela temporada o britânico conquistou o seu segundo título mundial de pilotos.

Foto: Reprodução/TwitterLewis Hamilton dirigindo o W14, novo carro da Mercedes para a temporada de 2023
Lewis Hamilton dirigindo o W14, novo carro da Mercedes para a temporada de 2023

A partir disso, a dupla Mercedes e Lewis Hamilton iniciaram uma dinasta na Fórmula 1, com a conquista de oito títulos de construtores consecutivos e o britânico conseguiu levar seis vezes o campeonato de pilotos. Com a Mercedes, bateu recordes e instaurou novos, como as incríveis 104 pole positions e 103 vitórias.

Motivação para deixar a Mercedes e ir para Ferrari

A verdade é que todos achavam que o casamento Mercedes e Hamilton era perfeito e que não terminaria tão. Até porque, o britânico conquistou marcas e estabeleceu novos recordes com a ajuda das Flechas Prateadas. Outro ponto era que a equipe alemã sempre demonstrava apoiar as causas que o piloto defende.

No entanto, com o advento do novo regulamento em 2022, a Mercedes não pareceu se encontrar e o domínio acabou sendo passado para a Red Bull. Porém, a Ferrari não vive uma realidade diferente e na verdade está há mais de uma década sem conquistar títulos. Porém, o projeto estabelecido e mostrado para Lewis em outubro chamou a atenção do piloto.

O responsável central pelas negociações foi o próprio presidente da Ferrari, John Elkann, que conduziu as conversas. Além do projeto, a equipe de Maranello concedeu ao britânico um bônus de 20 milhões de euros para a organização do heptacampeão, Mission 44, que tem como objetivo inserir jovens de minorias sociais no automobilismo.

Apesar da Ferrari ser tida como uma equipe mais conservadora, Lewis Hamilton terá carta branca para continuar com seus trabalhos sociais fora das pistas, com um fundo de investimento sendo criado para a empresa Exor, do piloto britânico, para projetos sociais, com um valor de 250 milhões de euros. Nesta ocasião, a Mercedes teria negado transformar Hamilton em embaixador da marca.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.