Fechar
GP1

Esportes

Gabigol é suspenso por dois anos por tentativa de fraude a antidoping

Em nota, ele disse estar "decepcionado" e que irá recorrer da decisão da Justiça Desportiva Antidopagem.

O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo, foi suspenso dos campos por dois anos, por tentativa de fraude em exame antidoping, em decisão proferida pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). O julgamento, que iniciou na semana passada, foi concluído nesta segunda-feira (25).

Conforme o regulamento antidopagem, a pena tem efeito retroativo a partir de 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no Centro de Treinamento do Flamengo. Assim, ele está impedido de jogar até abril de 2025.

Foto: Marcelo Cortes/CRFGabigol encerra jejum e volta a marcar pelo Flamengo
Gabigol

O jogador foi acusado de dificultar a realização de um exame antidoping surpresa. Embora tenha feito o exame, que deu resultado negativo, a atitude do atleta, segundo a legislação, se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Cabe recurso à decisão.

O que diz Gabigol

Logo após o veredito, Gabriel Barbosa se pronunciou, garantido ser inocente. Ele disse estar “decepcionado” com a decisão do tribunal, mas que está confiante que sua inocência será comprovada em instância superior.

Leia na íntegra o pronunciamento de Gabigol:

Gostaria de me pronunciar e esclarecer sobre o julgamento ocorrido hoje, em que fui suspenso por uma suposta tentativa de fraude a exame antidoping. A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior.

Desde o início da minha carreira como jogador de futebol sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu Clube e com o torcedor brasileiro.

Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior.

Agradeço a todos pelo apoio neste difícil momento.

Flamengo se pronuncia

A direção do Flamengo também lançou nota oficial, afirmando ter recebido “com surpresa” a decisão da Justiça Desportiva. O clube ressaltou que auxiliará Gabigol na apresentação de recurso.

Leia a nota do Flamengo:

O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.