Caso a Agespisa não proceda pela regularização do abastecimento em Água Branca, o Ministério Público deverá instaurar uma ação civil pública contra a prestadora do serviço.
Segundo a ação, a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) apresentou laudos de análises que indicaram a existência de contaminação da água fornecida à população de São José do Div
O pernambucano prestou relevantes serviços em todo o estado do Piauí, dentre eles a realização de projetos de sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário junto à Agespisa.
A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até às 16h desta sexta-feira e a retomada do abastecimento de água seja normalizada gradativamente nas áreas atingidas.
A Agespisa informou que o abastecimento na região está normal e que a irregularidade no fornecimento é por causa do consumo desenfreado de algumas casas.
A Agespisa informou que o rompimento da adutora foi provocado por uma construtora, durante a execução de uma obra de saneamento para a Prefeitura de Floriano.
A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até as 14h desta sexta-feira e a retomada do abastecimento de água seja normalizada gradativamente nas áreas atingidas.
Segundo a concessionária, ocorreu o rompimento de uma adutora de 500 mm que abastece o reservatório de água que está localizado no bairro Planalto Bela Vista.
A Agespisa informou que apesar da conclusão do serviço na noite de quarta-feira, o fornecimento de água vai demorar para retornar para alguns moradores.
Francisco de Assis Carvalho Gonçalves tinha 58 anos, foi deputado estadual, presidente da Agespisa, secretário estadual de Saúde e atualmente exercia 3º mandato de deputado federal.
Quando o fornecimento for regularizado, ele acontecerá de forma gradativa, ou seja, água deve demorar mais para chegar na casa de alguns moradores do município.
A decisão foi assinada pelo juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, no último dia 09 de junho.
"A péssima qualidade do serviço e a omissão constatada não se justificam. Zelar pela saúde dos cidadãos é dever permanente do Poder Público", afirmou o promotor Jorge Pessoa.