Fechar
GP1

Internacional

Tempestades e tornados matam 39 pessoas nos EUA; Missouri é o mais afetado

A previsão meteorológica é de que as chuvas e tempestades avancem para o Atlântico Médio nesta segunda.

Tempestades e tornados atingiram os Estados Unidos nos últimos dias, deixando pelo menos 39 pessoas mortas em sete estados. De acordo com autoridades locais, o Missouri registrou o maior número de vítimas, com 12 mortes. Oito pessoas perderam a vida no Kansas, e no Alabama foram registradas três mortes.

O aumento da intensidade desses fenômenos e a maior frequência com que acontecem reacenderam debates sobre cortes orçamentários na Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e mudanças na Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA).

Foto: Reprodução/Redes SociaisTempestades e tornados matam 39 nos EUA; Missouri é o mais afetado
Tempestades e tornados matam 39 nos EUA; Missouri é o mais afetado

A previsão meteorológica é de que as chuvas e tempestades avancem para o Atlântico Médio ainda nesta segunda-feira (17) e se afastem do Nordeste até o fim do dia. Além disso, não há previsão de novos eventos climáticos severos na região nesta segunda-feira.

Destruição nos EUA

Foram registrados aproximadamente 80 tornados no centro e no sul dos EUA desde a última sexta-feira, desencadeados pela tempestade. O Serviço Nacional de Meteorologia já confirmou dezenas deles, incluindo dois tornados EF4 no Arkansas. Em mais de 25 anos, este foi o primeiro episódio em que os EUA registraram mais de um tornado dessa categoria em um único dia.

O Arkansas foi atingido por um dos tornados, com ventos de 274 km/h, enquanto outro devastou parte da cidade de Diaz, com rajadas de 306 km/h. Esses tornados são classificados como "violentos" e são capazes de demolir casas, arremessar veículos e derrubar árvores de grande porte.

Mais de 710 ocorrências foram registradas em estados do centro e leste do país. No Texas, três pessoas morreram em acidentes de carro causados por tempestades de poeira.

De acordo com o PowerOutage.us, centenas de milhares de residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem eletricidade durante o fim de semana. Além disso, algumas regiões dos EUA ainda enfrentam risco elevado de incêndios, com diversos focos de fogo surgindo nesta sexta-feira (14).

A situação pode se agravar no país nesta terça-feira (18), quando há possibilidade de "clima extremamente crítico" por algumas horas à tarde.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.