O governo de Donald Trump está orientando agências federais dos Estados Unidos a suspender os repasses restantes destinados à Universidade de Harvard. A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times.
Segundo o jornal, um rascunho de carta obtido pela redação orienta que as agências encontrem “fornecedores alternativos” para os serviços atualmente prestados pela instituição, a mais antiga do país.
Um assessor de Trump, que pediu anonimato, afirmou que os cortes adicionais representam um "rompimento completo do relacionamento comercial de longa data entre o governo e Harvard".
Ainda de acordo com o documento, o governo solicitou uma lista de contratos a serem cancelados, que deve ser apresentada até o dia 6 de junho. O memorando será encaminhado a todas as agências federais nesta terça-feira (27).
A carta afirma que serviços considerados críticos não serão cancelados de imediato, mas transferidos para outros fornecedores. O documento é assinado por Josh Gruenbaum, comissário do Serviço de Aquisição Federal da GSA (Administração de Serviços Gerais), responsável pela contratação de bens e serviços para o governo.
A Casa Branca já congelou aproximadamente US$ 3,2 bilhões em bolsas e contratos com Harvard. Nesta segunda-feira, Trump declarou na rede Truth Social que considera cortar mais US$ 3 bilhões em verbas da universidade, redirecionando os recursos para escolas técnicas.
Segundo o presidente, as medidas são uma resposta à inação da universidade no combate ao antissemitismo.
Rauena Pinheiro
Ver todos os comentários | 0 |