A Embaixada do Brasil em Teerã, capital do Irã, já foi procurada por oito brasileiros que buscam sair do país, que está sob ataque de Israel desde a semana passada.
A evacuação dos brasileiros deve ocorrer pelo Azerbaijão, de acordo com o diplomata Felipe Flores Pinto. O caminho escolhido já foi utilizado por cidadãos russos, mexicanos e argentinos para deixar o país.

Os brasileiros devem embarcar em avião para o Brasil na capital Baku. Até lá, o transporte será feito por terra, já que o espaço aéreo do Irã está fechado. "Estamos começando a ir atrás para contratar ônibus e providenciar os trâmites", diz ele.
Além disso, é necessário que o Azerbaijão autorize a entrada dos brasileiros no país, assim como o trânsito temporário em seu território.
Estima-se que atualmente haja cerca de 200 brasileiros vivendo no Irã, segundo a embaixada.
Entre as pessoas que procuraram auxílio para voltar ao Brasil estão duas mulheres turistas, um homem que é jogador de futebol, dois técnicos de handebol de areia (sendo um deles Antônio Guerra Peixe, treinador da seleção brasileira) e três atletas de luta livre e luta greco-romana.
A primeira opção de saída seria pela Turquia, segundo Flores Pinto, mas foi descartada porque a rota para Istambul passa pela cidade iraniana de Tabriz, que está sob ataque de Israel. O aeroporto militar do município já foi atingido por bombas.
Além disso, o país não exige visto dos iranianos, que estão se dirigindo ao local para escapar da guerra, congestionando a fronteira com a Turquia.
De acordo com Flores Pinto, os brasileiros estão tensos, mas em relativa segurança, já que os bombardeios de Israel até agora não atingem indiscriminadamente todos os bairros de Teerã nem a população civil.
Ver todos os comentários | 0 |