O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (7) que o Brasil é um “país soberano” e que “não aceita interferência”, em resposta indireta às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que saiu em defesa de Jair Bolsonaro (PL), atualmente investigado por tentativa de golpe de Estado.
Em publicação nas redes sociais, Lula reforçou a autonomia das instituições brasileiras diante de pressões ou críticas internacionais. “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, escreveu o petista, sem citar diretamente o nome de Trump.
As declarações do presidente brasileiro foram motivadas por um comentário publicado pouco antes por Donald Trump em sua rede social, Truth Social. No texto, o republicano acusou o governo brasileiro de perseguir Bolsonaro e classificou o processo judicial contra o ex-presidente como uma “caça às bruxas”.
“O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país – também, um negociador muito duro em comércio”, escreveu Trump.
As falas de Trump ocorrem em meio ao avanço das investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) que apuram a tentativa de ruptura institucional após as eleições de 2022. Bolsonaro é réu em uma ação penal que trata da tentativa de golpe de Estado após a derrota para Lula nas urnas.
Izabella Furtado
Ver todos os comentários | 0 |