Fechar
GP1

Internacional

Paraguai aprova aumento de pena para adolescentes que cometem crimes graves

Projeto amplia para até 15 anos o tempo de internação e aguarda sanção do presidente Santiago Peña.

Nessa terça-feira (16), a Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou um projeto de lei que aumenta de oito para até 15 anos a pena aplicada a adolescentes envolvidos em crimes graves. O texto foi encaminhado ao presidente Santiago Peña, que deverá decidir sobre a sanção da proposta.

A medida altera o artigo 207 do Código da Infância e da Adolescência e endurece as punições para jovens a partir de 14 anos que cometerem infrações penais. Os deputados aprovaram a versão defendida pela Câmara e rejeitaram as mudanças sugeridas pelo Senado.

Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilSantiago Peña, Presidente do Paraguai
Santiago Peña, Presidente do Paraguai

Com a aprovação, o projeto concluiu sua tramitação no Congresso Nacional. A proposta prevê penas mais severas para adolescentes envolvidos em crimes considerados graves, especialmente nos casos em que houver circunstâncias agravantes.

Atualmente, jovens entre 14 e 17 anos já podem ser privados de liberdade no Paraguai, mas cumprem as medidas em centros especializados para menores de idade.

O debate sobre o aumento das penas ganhou força em junho de 2025, após a repercussão de dois crimes que causaram grande comoção no país: o assassinato de uma jovem grávida e a morte de um entregador. Em ambos os casos, menores de 18 anos foram investigados como suspeitos de participação.

Colaboração da repórter Juliana Andrade

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.