Fechar
GP1

Mundo

Explosão em mesquita deixa mortos e feridos no Afeganistão, diz Talibã

Ao menos 15 pessoas morreram e outras três ficaram feridas no ataque.

Uma explosão deixou ao menos três mortos e 15 feridos, nesta sexta-feira, 12, numa mesquita no distrito de Spin Ghar, província de Nangarhar, no leste do Afeganistão. A informação foi repassada à AFP por um membro do Talibã. O ataque ocorreu durante a tradicional oração de sexta-feira, quando as mesquitas costumam a ficar lotadas de fiéis.

"Posso confirmar que houve uma explosão durante as orações de sexta-feira dentro de uma mesquita no distrito de Spin Ghar. Há mortos e feridos", disse ele.

"Até agora temos três mortos e 15 feridos", disse um médico do hospital local à AFP.

Atal Shinwari, um residente da área, disse à agência Reuters que a explosão ocorreu por volta das 13h30 quando os explosivos aparentemente localizados no interior da mesquita detonaram.

Não houve nenhuma reivindicação imediata de responsabilidade pelo aparente ataque, o mais recente de uma série de explosões que atingiram mesquitas no Afeganistão nas últimas semanas, minando a afirmação do Talibã de ter restaurado a segurança após décadas de guerra.

A mesquita é frequentada por muçulmanos sunitas. Ataques anteriores desde a tomada do poder pelos talebans atingiram as mesquitas xiitas e foram reivindicados pelo grupo militante sunita Estado Islâmico. Nangarhar é o principal reduto do EI no Afeganistão.

O Estado Islâmico Khorasan é um grupo extremista sunita que há muito tem como alvo os muçulmanos xiitas no Afeganistão, concentrando-se fortemente na minoria étnica hazara, que é predominantemente xiita.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.