Nesta quarta-feira, 4, o prefeito da capital, Firmino Filho, encaminhou projeto de lei para a Câmara Municipal referente ao aumento, o maior desde 2009.
O presidente estadual do Progressistas participou da reunião com o senador Ciro Nogueira e o prefeito Firmino Filho em Brasília, onde foi definido o nome do PSDB que vai disputar o Palácio da
O senador conversou com o GP1 na noite desta terça-feira (03), após sair de uma reunião com Firmino Filho em Brasília, onde bateram o martelo quanto ao nome que vai disputar a prefeitura.
"Tem duas opções, Kleber e Charles. Ambos experientes, professores e serão bons gestores (...) Seja um escolhido, estarei na campanha”, afirmou Sílvio.
“Nenhum [desconforto]. O Kleber é um amigo que eu tenho de longas datas, é uma pessoa que a gente está sempre conversando, é um profissional qualificado", elogiou o presidente da FMS.
“Não muda nada na minha decisão [de se filiar ao MDB]. Já temos uma data que é o dia 19 de março. A mudança ocorreu porque dia 15 vai cair em um domingo”, explicou Alencar.
“Não existe aqui uma posição formada [a favor de Charles] dos vereadores e de forma nenhuma vai haver resistência [ao nome de Kleber]", garantiu o vereador.
“A primeira pessoa que ele vai informar a decisão será para mim [nome escolhido para disputar a prefeitura]. Então, se realmente tiver decidido vou saber hoje durante a nossa conversa”, pontu
Firmino chegou a pregar a ideia do novo e esse conceito não se restringe apenas ao nunca ter sido testado nas urnas, mas, também, ao fato da idade, o que favorece Evandro.
“Não, ele está dentro da relação. Agora, dentro da relação tem nomes que exercem cargos. Por tanto, para que a gente possa ter uma boa decisão, precisamos apressar", pontuou o prefeito.
Apesar de Montezuma apresentar resultados positivos na área em que atua, falta a ele traquejo para lidar com o setor político, segundo membros da própria base.
Segundo um interlocutor da prefeitura, Kleber tem como principal vantagem, as simpatias do prefeito Firmino Filho e da deputada estadual Lucy Soares (Progressistas).
A rotina de conversas para tratar da corrida eleitoral tem sido intensa no grupo liderado por Ciro e Firmino. Todos os nomes divulgados pelo senador são bem cotados.
Apenas as cinco secretarias municipais com melhores índices receberam o convite para participar da reunião, que acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de novembro de 2019 com 1.126 eleitores. A margem de erro é de 2,92% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Segundo o secretário, o petista contará com os nomes do ex-deputado estadual Dr. Pessoa; do secretário de Segurança, Fábio Abreu, e do secretário de Cultura, Fábio Abreu.
Um interlocutor da Prefeitura disse à nossa reportagem que Firmino tem resguardado o nome de Marco Antonio justamente para evitar especulações e, por tabela, um eventual desgaste.
"Ele tem uma confiança em mim e eu trabalho muito para sempre honrar a confiança que ele tem em mim e sempre me orgulho de junto com ele fazer o melhor para Teresina”, declarou Kleber.
“Olha, todos sabem como se deu essa operação. Em primeiro lugar o Palácio não é investigado, o governo é vítima nesse processo e eu lamento o uso político", criticou o governador.
O secretário afirmou que não tem nada a temer e ainda comentou o fato da Polícia Federal já ter feito operações contra a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
"Eu não estou dentro dessa discussão, não estou fazendo nenhum movimento e não tenho interesse de pular para dentro dessa roda”, afirmou o secretário à nossa reportagem.
“Meu nome está sim à disposição do PSDB, dos partidos aliados e do prefeito Firmino que vai conduzir o processo sucessório. Tudo isso deve acontecer em 2020”, disse o ex-deputado.
"Temos uma forma de fazer a gestão da cidade e dentro dessa gestão qualquer nome da equipe do Firmino está qualificado para ser o gestor da cidade”, disse o professor.
“Tenho planos de voltar a dar aulas. Sei que dizem que em política não se pode descartar nada, mas meus planos não são para ser prefeito”, disse o secretário de Educação.