Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Adolescente de 13 anos com vírus H1N1 apresenta melhoras no HUT

A adolescente de 13 anos, residente no bairro Alto Alegre, deu entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), no dia 13 abril, e está em estado grave.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizou nesta sexta-feira (19) uma entrevista coletiva para tratar sobre os 39 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados no Piauí, do dia 1º de janeiro até o dia 19 de abril.

Segundo a FMS, essa síndrome é conhecida popularmente como gripe, sendo que em 15 casos não foi possível descobrir o tipo de vírus. Um dos casos de SRAG, é de H1N1, onde uma adolescente de 13 anos, residente no bairro Alto Alegre, deu entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), no dia 13 abril, e está em estado grave.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Amarilis Borba, diretora de Vigilância e SaúdeAmarilis Borba, diretora de Vigilância e Saúde

De acordo a diretora de Vigilância e Saúde da FMS, Amarilis Borba, a adolescente já apresenta melhora. “Ela continua em respiração artificial, porém a medicação utilizada para manter o que a gente chama de vasoativa, já está sendo diminuída. Isso um bom sinal de que ela está se recuperando, porque o pulmão precisa de um tempo para se refazer da secreção, dos detritos das células que morreram, que se acabaram. Tudo tem que ser tirado dos pulmões”, afirmou.

Além desse caso, já foram registradas cinco mortes, cujo vírus causador não foi descoberto. Dos cinco mortos, quatro eram moradores de Teresina e um de Barras. Nos demais 19 casos, três são de Parainfluenza 1, um é por Parainfluenza 3, um por Adenovírus e mais 14 por Metapneumovírus. Quatro casos ainda guardam resultado laboratorial.

39 casos de síndrome respiratória aguda grave

Amarilis disse ainda que esta época do ano é mais propensa para a propagação de doenças respiratórias virais. “Isso acontece todo ano. No final do outono e começo do inverno os vírus respiratórios têm as condições ideais de reprodução. Nós temos que entender que todos os seres vivos têm sua fase de crescimento e esse é o momento dos vírus respiratórios”, afirmou.

Prevenção

A diretora de Vigilância e Saúde deu dicas de como tentar se prevenir das doenças respiratórias virais. “Se hidratar, não se expor a agrupamento de pessoas, os adultos que gostam de tomar bebidas alcoólicas por favor diminuam porque a imunidade cai e o corpo fica mais frágil”, explicou.

Vacinação

Um total de 190 mil pessoas deverão ser vacinadas contra a gripe. A campanha de vacinação começa próxima segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho, com doses disponíveis em todas as 104 salas de vacina do município.

Fazem parte dos grupos prioritários os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Eles devem levar o cartão de vacinação e, nos caso dos doentes crônicos, um atestado médico.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.