Fechar
GP1

Brasil

Agentes entram em Alcaçuz para retomar controle do presídio

Força-tarefa de agentes penitenciários federais participa da operação.

Agentes do Grupo de Operação Especiais (GOE) do governo do Rio Grande do Norte e da força-tarefa penitenciária enviada pelo Ministério da Justiça entraram na manhã desta sexta-feira (27), na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

A ação é denominada Operação Phoenix e tem como objetivo retomar o controle e restabelecer a ordem na unidade prisional, palco de uma rebelião que deixou 26 mortos no dia 14 de janeiro.

O comando da operação informou que foi retomado o controle dos 4 e 5, onde ficam detentos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Nos pavilhões 1, 2 e 3, do Sindicato do RN, presos trabalham na reconstrução dos muros, retiram pichações e recolhem escombros da unidade.

  • Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão ConteúdoRebelião iniciada em AlcaçuzRebelião iniciada em Alcaçuz

O titular da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Walber Virgolino, está em Alcaçuz e afirma que a operação foi deflagrada após ordem direta do governador Robinson Faria. "Vamos recuperar as celas e reformar o pavilhão 5. Enquanto isso, os presos vão permanecer dentro da unidade", ressaltou Wallber.

De acordo com informações do G1, o nome da Operação Phoenix é uma alusão a um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.