Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Aplicativo monitora queda no isolamento social em Teresina, diz Firmino

“Por estarmos na escuridão cada passo tem que ser bem pensado, está havendo um desengajamento da população. Estamos enfrentando um exército inimigo", disse Firmino.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, iniciou uma videochamada com profissionais da imprensa na tarde desta quinta-feira (02) e expôs dados relativos ao trabalho comparativo de isolamento da população da Capital, que tem sido feito através de um aplicativo. De acordo com o prefeito, nessa semana houve uma redução na percepção de isolamento da população teresinense, algo que foi bastante criticado pelo gestor.

Firmino Filho apresentou um gráfico com a movimentação da população do último dia 1º de fevereiro de 2020 até o dia 31 de março. Na semana passada, a taxa de pessoas em isolamento estava em torno de 69%, no entanto, passou a cair diariamente. Os dados levaram em consideração o monitoramento de 217 mil celulares num raio de 400 metros.

  • Foto: ReproduçãoGráfico demonstra isolamento social com base no monitoramento de 217 mil celularesGráfico demonstra isolamento social com base no monitoramento de 217 mil celulares

“Por estarmos na escuridão cada passo tem que ser bem pensado, está havendo um desengajamento da população. Estamos enfrentando um exército inimigo. Como estamos lidando com a vida, temos que ser muito responsáveis no que vamos fazer”, ponderou.

  • Foto: ReproduçãoFirmino Filho participa de vídeochamada com a imprensa em TeresinaFirmino Filho participa de vídeochamada com a imprensa em Teresina

O prefeito de Teresina trouxe dados da expectativa de taxa de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Piauí. Segundo ele, “os dados são alarmantes”: cerca de 60% deverá ser infectada, 5% será hospitalizada e 1% virá a óbito, levando em consideração a população total do Estado.

Com o cumprimento das medidas de isolamento propostas pelos órgãos de Saúde, Firmino Filho afirmou que em um cenário otimista, o Piauí terá 700 óbitos e 3.500 pessoas vão procurar algum tipo de internação. Em um cenário pessimista, o prefeito Firmino Filho trouxe os seguintes dados: 18 mil infectados poderão morrer e 90 mil pessoas deverão buscar internação, caso o isolamento social não seja respeitado.

Pesquisa por amostragem

Durante a videochamada, Firmino Filho anunciou também que a Prefeitura de Teresina vai realizar uma pesquisa por amostragem a partir da aquisição de 900 testes de Covid-19, que serão feitos divididos em três dias, 300 testes de cada vez. Dessa forma, o prefeito afirmou que será possível ter a dimensão do número de população infectada por amostragem.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho manda fechar lojas de construção civil e autopeças

Covid-19: Firmino Filho avalia paralisar transporte coletivo na Capital

Firmino Filho suspende prazos tributários por 60 dias em Teresina

Covid-19: decretos de Wellington Dias e Firmino Filho entram em vigor

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.