Fechar
GP1

Oeiras - Piauí

Corpo de Assis Carvalho será sepultado em Oeiras nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, de 7h às 9h, o corpo será velado na Funerária Vida Nova, em cerimônia aberta, obedecendo rigorosas regras de distanciamento social e higiene.

O corpo do deputado federal Assis Carvalho (PT-PI) vai ser velado e sepultado na cidade de Oeiras, sua terra natal, onde faleceu na tarde desse domingo (05) vítima de infarto. De acordo com a assessoria de imprensa, serão seguidas todas as recomendações das autoridades de saúde para evitar aglomerações devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Nesta segunda-feira, de 7h às 9h, o corpo será velado na Funerária Vida Nova, em cerimônia aberta, obedecendo rigorosas regras de distanciamento social e higiene. O corpo será sepultado, em seguida, no Correntinho, em cerimônia restrita aos familiares.

Trajetória de Assis

Francisco de Assis Carvalho Gonçalves nasceu no interior de Oeiras, em 9 de setembro de 1961. Começou a estudar aos 10 anos de idade. Mudou-se para Teresina e morou na Casa do Estudante para poder concluir os estudos. Trabalhou como vendedor, auxiliar, gerente de lojas volantes, até entrar como bancário concursado na Caixa Econômica Federal, em 1980. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Era casado, tinha três filhos e um neto.

Deputado federal de terceiro mandato, tinha atuação parlamentar focada na redução das desigualdades sociais por meio da Agricultura Familiar, Saúde e Justiça Fiscal. E coordenou a bancada federal do Piauí em 2016.

Filiado desde a fundação do PT em Oeiras, exercia o segundo mandato de presidente estadual do PT Piauí. Iniciou a militância como sindicalista. Foi dirigente da Confederação e do Sindicato dos Bancários e presidente da Associação do Pessoal da Caixa, protagonizando a luta contra privatizações de bancos públicos nos governos FHC. Nos anos 90, liderou o movimento pela democratização da comunicação, contribuindo na instalação de rádios comunitárias e presidindo a Associação no Piauí.

  • Foto: Alef Leão/GP1Assis CarvalhoAssis Carvalho

Parlamentar influente e articulado. Foi eleito deputado estadual em 2006 e aprovou projetos como o Código de Saúde do Piauí. Gestor eficiente e premiado da Secretaria da Saúde (modernizou hospitais e descentralizou a saúde, reduziu a dengue em mais de 60%, conquistou prêmios nacionais e internacionais como o da produção de plasma); Detran (informatizou e ampliou o atendimento, realizou campanhas educativas e promoveu a moralização do órgão, colocando o Detran como segundo no ranking brasileiro) e Agespisa (com modernização do tratamento e distribuição de água).

Deputado Federal

Militante da democracia, justiça e direitos dos trabalhadores, destacou-se nas lutas contra o Golpe de 2016 que tirou Dilma da presidência e contra todos os retrocessos como a privatização de empresas públicas, a venda do pré-sal, o congelamento dos investimentos sociais por 20 anos, a reforma da previdência e a reforma trabalhista. Lutou contra a prisão política de Lula com o movimento Lula Livre.

Autor de proposições na Câmara, contribuiu decisivamente para aprovação das Emendas Constitucionais 89 (recursos para irrigação) e 87 (partilha de ICMS do comércio eletrônico entre os estados). Ele tem numerosos projetos com destaque para reduzir o tempo para saque de FGTS por trabalhadores, tributar grandes fortunas e veículos de luxo para gerar recursos para a previdência, descriminalização de comunicadores e rádios comunitárias.

Mais recentemente, apresentou projetos, emendas e requerimentos e lutou por proposições que garantissem proteção social e direitos aos brasileiros, especialmente às famílias mais vulneráveis afetadas pela pandemia.

Parlamentar parceiro dos municípios, destinou emendas e articulou recursos para obras e ações como academias da saúde, ambulâncias, custeio, construção de unidades básicas de saúde, implantação de UTIs, construção de hospitais como a nova maternidade de Teresina e o Centro de Referência Médica de Picos, equipamentos para hospitais, centro de parto normal; articulação de programas itinerantes de prevenção ao câncer de mama, mutirões de cirurgias, para atendimento a pessoas com deficiência; construção e equipamento de Unidade de Pronto Atendimento (UPA); articulação para descentralização do tratamento de câncer; abastecimento d´água; asfalto e calçamento de ruas, estradas, construção de sede da UESPI, ônibus e laboratórios para UESPI, articulação para implantação de cursos de medicina em municípios, recursos para fomento de assentamentos, Kit de máquinas para agricultura familiar, kits de Irrigação, apoio a acesso a projetos de moradia na zona rural, apoio a festivais de cultura, restauração de prédios históricos, apoio a processos para homologação de rádios comunitárias, construção de áreas turísticas, praças, dentre outros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Gleisi Hoffmann lamenta morte do deputado federal Assis Carvalho

Políticos piauienses lamentam morte do deputado Assis Carvalho

Lula lamenta morte precoce do deputado federal Assis Carvalho

Relembre a trajetória política do deputado federal Assis Carvalho

"Meu amigo da vida inteira", lamenta Wellington Dias após morte de Assis

Wellington Dias decreta luto de três dias pela morte de Assis Carvalho

Deputado federal Assis Carvalho morre aos 58 anos em Oeiras

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.