Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: Wellington Dias suspende cobrança da dívida ativa

O governador explicou no decreto que existe a “necessidade de prorrogar a vigência de atos administrativos concessionários de direitos aos contribuintes".

O governador Wellington Dias (PT) publicou decreto de nº 18.914, de 30 de março, onde suspende e prorroga os prazos relativos ao cumprimento de obrigações acessórias e credenciamentos especiais de tributação, bem como a prática de atos relativos aos processos administrativos tributários contenciosos ou não. A medida é devido ao coronavírus, já que o Estado está em situação de calamidade pública.

O governador explicou no decreto que existe a “necessidade de prorrogar a vigência de atos administrativos concessionários de direitos aos contribuintes, bem como o prazo para o cumprimento de obrigações acessórias específicas”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

Fica então suspensa por 60 dias as medidas de cobrança da dívida ativa, exceto quando for para evitar a prescrição. Também ficam suspensos por 60 dias os prazos relativos aos termos e notificações emitidos pelos auditores fiscais da Fazenda Estadual, relativamente às ações fiscais e de monitoramento fiscal, com ou sem ciência do contribuinte. Assim como os atos processuais relacionados ao processo administrativo tributário, inclusive o prazo concedido para interposição de impugnação e recursos.

Ainda conforme o decreto, ficam prorrogados por 60 dias o cumprimento das obrigações acessórias relacionadas a: declaração de informações econômico fiscais, escrituração fiscal digital, guia de informação e apuração do ICMS-substituição tributária, e a declaração de substituição tributária, diferencial de alíquotas e antecipação.

Os regimes especiais e credenciamentos concedidos pela Secretaria de Fazenda com vencimento no período de 19 de março também ficam prorrogados por 60 dias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: decretos de Wellington Dias e Firmino Filho entram em vigor

Wellington Dias prorroga decretos e quarentena vai até 30 de abril

Wellington Dias se solidariza com morte de casal de idosos por covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.