Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Em carta a Bolsonaro, governadores cobram seriedade no combate a covid-19

No documento, intitulado “A favor da vida”, os governadores falam que vão continuar seguindo orientações baseadas em dados científicos e em experiências mundiais, para combater a pandemia.

O governador Wellington Dias (PT) participou nesta sexta-feira (27) de uma reunião com os governadores dos estados do Nordeste, para definir estratégias que devem ser adotadas durante a pandemia de coronavírus (covid-19). Após o encontro, as lideranças assinaram uma carta que será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro. No texto, eles pedem “respeito por parte da Presidência da República”.

No documento, intitulado “A favor da vida”, os governadores falam que vão continuar seguindo orientações baseadas em dados científicos e em experiências mundiais, para combater a pandemia.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governadores no Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição NordesteGovernadores no Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste

“Com bom senso e equilíbrio, vamos continuar orientados pela ciência e pela experiência mundial, para nortear todas as medidas, diariamente avaliadas, nesta guerra travada contra o Coronavírus”, consta no texto.

Ausência de coordenação nacional

Na carta, os chefes do executivo estaduais garantem que vão buscar se articular com os demais entes federativos do país, independentemente do apoio do Planalto. “Na ausência de efetiva coordenação nacional, que deveria ser assumida pelo Governo Federal, em articulação com os demais entes federativos, buscaremos avançar na integração regional e com as demais regiões, mobilizados pelo objetivo de salvar vidas e amenizar os impactos negativos sobre a economia dos estados. Acreditamos também que o Congresso Nacional tem papel decisivo no atual momento da vida brasileira”.

Aval de outros órgãos

A fim de garantir o embasamento de todas as medidas adotadas nos estados, os governadores informaram que vão pedir o pronunciamento de outros órgãos de referência. “Solicitaremos um pronunciamento oficial do Conselho Federal de Medicina, do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde e da Sociedade Brasileira de Infectologia, além do acompanhamento e orientação do Ministério Público Federal e do Ministério Público dos Estados”.

“Exigimos respeito”

Os gestores estaduais manifestaram indignação diante da postura do presidente Bolsonaro, que tem se colocado publicamente contrário a todas as normas estabelecidas nos estados. “Manifestamos nossa profunda indignação com a postura do Governo Federal, que contraria a orientação de entidades de reconhecida respeitabilidade, como a OMS - que indicam o isolamento social como melhor forma de conter o avanço do Coronavírus -, e promove campanha de comunicação no sentido contrário, estimulando, inclusive, carreatas por todo o país contra a quarentena. Este tipo de iniciativa representa um verdadeiro atentado à vida”.

Os governadores exigiram respeito e pediram o fim das “agressões” por parte do presidente. “Exigimos respeito por parte da Presidência da República, esperando que cessem, imediatamente, as agressões contra os governadores, assumindo-se um posicionamento institucional, com seriedade, sobre medidas preventivas”.

Por fim, os líderes estaduais ressaltaram que continuam abertos ao diálogo, diante de um esforço que precisa ser coletivo, no que diz respeito ao combate à pandemia de coronavírus.

“Temos absoluta convicção de que o diálogo, o equilíbrio e a união serão sempre o melhor caminho para revertermos este quadro crítico. Seguimos firmes e vigilantes em defesa da vida das pessoas, inclusive na luta para impedir atos que possam significar riscos à saúde pública”, finaliza a carta.

Confira a carta na íntegra:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governadores do Nordeste pedem apoio à China para combater Covid-19

Governadores do Nordeste lamentam postura de Jair Bolsonaro

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.