Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Entenda como atuava a facção criminosa 'Família do Norte' no Piauí

Ao todo dez integrantes da facção foram identificados e presos no estado.

A reportagem do GP1 teve acesso a dados da Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI) de como os integrantes da facção criminosa Família do Norte (FDN) atuavam dentro do Estado. Ao todo, 10 integrantes já foram identificados e presos.

No dia 26 de julho, a Secretaria de Segurança deflagrou a Operação Guará e prendeu sete integrantes da facção. Além deles, outras pessoas que atuavam na facção dentro do Piauí foram presas em outros estados.

  • Foto: Divulgação/SSP-PIRômulo, Andreza, Leandro, Marcilena, Raquel, Franco, Daniel, Ivone, Sinélia e Romário, da facção Família do NorteRômulo, Andreza, Leandro, Marcilena, Raquel, Franco, Daniel, Ivone, Sinélia e Romário, da facção Família do Norte

Os presos foram identificados como Rômulo Raphael dos Santos Morais, Andreza Rodrigues Lobo, Leandro dos Santos Chaves, Marcilena Sanches Pereira, Raquel Barbosa Oliveira, Franco Jorge da Conceição, Daniel Fernandes Benvindo de Sousa, Ivone de Araújo Mutimo, Romário Ramalho Pinto e Sinelia Castro Silva.

Entenda a função dos integrantes

Rômulo Raphael dos Santos, natural de Teresina, foi preso na cidade de Natal (RN) e era responsável por receber drogas e revender em academias da capital.

Andreza Rodrigues Lobo foi apontada como uma das lideranças da facção criminosa dentro de Teresina. Já Leandro dos Santos Chaves ganhou liderança máxima da facção no Piauí, decidindo quem vivia e quem morria no estado. A posição de confiança veio como uma recompensa pela morte de Magdiel Barreto Valente.

Marcilena Sanches Pereira é sogra de Romário Ramalho Pinto e era a responsável por guardar drogas e armas da Família do Norte no Piauí. Já Raquel Barbosa Oliveira é esposa de Franco Jorge da Conceição e revendia drogas. Juntamento com seu esposo realizava a arrecadação do dinheiro.

Franco Jorge é o principal suspeito de ter assassinado o empresário Evandro Augusto Pinheiro dos Santos, de 31 anos, no bar Lob Til, localizado no bairro Ininga, zona leste de Teresina. O crime ocorreu no dia 14 de julho.

Daniel Fernandes Benvindo de Sousa, fazia parte do núcleo armado da facção no Piauí. No dia 11 de julho, Daniel foi alvejado com seis disparos de arma de fogo no bairro Morada Nova, na zona sul de Teresina. Os tiros atingiram pernas braços e mandíbula.

Ivone de Araújo Mutino era responsável pelo transporte interestadual de drogas, ou seja, a encarregada de transportar a droga entre os estados. Sinelia é mãe de Leandro Santos, líder da FDN no Piauí e tinha conhecimento de toda a ação da facção, ela é acusada de estelionato e de aplicar golpes bancários em Altos e Timon.

Por último, Romário Ramalho Pinto, realizava o transporte e armazenamento de drogas, sendo também integrante do grupo armado no Piauí.

Morte de integrante da FDN

O delegado Humberto Mácola, diretor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, informou que os presos participaram da execução de Magdiel Barreto, suspeito de realizar cerca de 50 homicídios. A morte do suspeito ocorreu em maio deste ano em Teresina.

De acordo com o delegado, o homem que foi morto fazia parte da facção criminosa que atua no estado do Amazonas e foi atraído para Teresina. Ele chegou na cidade de Teresina no dia 22 de maio, quando foi sequestrado por comparsas. “Foi uma facção criminosa do Amazonas que trouxe esse membro para cá para ser assassinado aqui. Foi feito um vídeo da execução e ele foi divulgado lá”, comentou Humberto Mácola.

O membro da facção foi colocado em um cativeiro, torturado, assassinado e o corpo foi desovado na zona rural do município de Caxias, no Maranhão. A motivação teria sido para causar desentendimento interno no grupo criminoso, onde Magdiel teria feito declarações contra o fundador da facção, identificado como João Branco, preso em um presídio federal.

Encaminhados para o Amazonas

A Polícia Civil do Piauí informou que todos os integrantes da FDN presos no Piauí já foram encaminhados para o sistema prisional do Amazonas, onde vão responder por organização criminosa.

No estado do Piauí, os integrantes da facção vão responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Os suspeitos foram presos nos bairros Monte Castelo, Lourival Parente e Alto Alegre. Com eles foram apreendidas submetralhadoras, pistolas, revolveres e grande quantidade de drogas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operação Guará: presos no Piauí serão transferidos para o Amazonas

Acusado de matar empresário Evandro Augusto é transferido para o AM

Suspeito de tráfico de drogas é baleado com 6 tiros no Morada Nova

Membro de facção do Amazonas foi atraído à Teresina para ser executado

Vídeo mostra membro de facção antes de ser executado em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.